sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

CATEQUESE


Catecismo (significa "instruir a viva voz") é uma instrução religiosa, ou seja, o ensino oral da religião cristã, dos seus mistérios, princípios e código moral. A catequese é normalmente feita por um ministro autorizado pela Igreja, que também pode ser leigo, como preparação de crianças para a confissão e à primeira comunhão. 


A catequese é a parte principal do rito de iniciação cristã, em que a pessoa iniciada ouve o anúncio do Evangelho. Portanto, a catequese e as celebrações formam uma unidade no processo de iniciação a vida cristã. A pessoa é instruída para bem celebrar. 

A palavra "catecismo" origina-se do termo grego katecheo que significa informar, instruir e ensinar, a viva voz, para distinguir do ensino realizado através da escrita, ou seja, através dos livros. Enquanto o ensino dos livros é feito individual e silenciosamente, a catequese (ou catecismo) é feita com a presença de um instrutor, ensinando a viva voz. Variações da palavra catequese aparecem, na Bíblia Sagrada, na Carta aos Gálatas 6.6, a palavra "catequizando" significando aquele que está sendo instruído na palavra de Deus. Assim, em Lucas 1.4, se diz que Teófilo "foi catequizado". 

E para instruir a viva voz, os catequistas se reunirão no Centro São Paulo, no próximo dia 18 de fevereiro (sábado), a partir das 14:30 para verificar as listas de catequizandos, e explicação sobre os estudos que acontecerá no dia 27-02 onde organizarão as atividades e iram estudar brevemente a introdução ao Diretório Geral da Catequese, que será trabalhado no decorrer de 2012. O encontro do dia 27-02 será realizado na Igreja Matriz pela manhã com as comunidades rurais e a noite com a sede.

Os interessados a serem catequizados devem procurar Dagmar na Secretaria Paroquial ou Maria das Graças (Maria de Bonifácio) para realizarem suas matriculas. Os alunos que estudaram o ano anterior terão que confirmar sua matricula. 

No ato da matricula, deverão ser apresentados os documentos pessoais (carteira de identidade ou certidão de nascimento) do catequizando. 

A abertura será no dia 11 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário