quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

PAPA FRANCISCO ACOLHE RENÚNCIA DE DOM OTTORINO ASSOLARI E DOM HÉLIO PEREIRA DOS SANTOS O SUCEDE, OFICIALMENTE, COMO BISPO DA DIOCESE DE SERRINHA

Atendendo ao pedido de renúncia de Dom Ottorino Assolari, em 03 de fevereiro de 2021, o Papa Francisco dá por concluído o pastoreio e confere-lhe o título de bispo emérito da Diocese de Serrinha. A renúncia do ofício de Bispo Diocesano é prevista pelo Código de Direito Canônico, o qual prescreve que tal pedido deve ser apresentado ao Sumo Pontífice, quando o Bispo tiver completado os 75 anos de idade, o que ocorreu com Dom Ottorino, no dia 30 de janeiro do ano corrente, ao atingir essa idade, comemorada no dia 31, com celebração eucarística em ação de graças pelo dom de sua vida.

Ottorino Assolari foi o primeiro Bispo da Diocese de Serrinha. Nasceu no dia 30 de janeiro de 1946, em Scanzorosciante, Bérgamo, Itália. Religioso da Congregação Sagrada Família de Bérgamo, foi Ordenado Presbítero no dia 8 de setembro de 1973 e veio em missão para o Brasil em 1990. Foi eleito bispo pelo Papa Bento XVI no dia 21 de setembro de 2005. Sua Ordenação Episcopal aconteceu no dia 25 de novembro de 2005, na Catedral de Campo Mourão, no Paraná, como bispo diocesano da Diocese de Serrinha, da qual tomou posse, no dia 18 de dezembro do mesmo ano. Dom Ottorino, por livre decisão, retornará para sua terra natal.

Durante os 15 anos que passou à frente da Igreja Particular de Serrinha, imprimiu na Diocese um rigor eclesiástico evangélico e a estruturou com diversas obras: Escola, Centro Juvenil, Obras de Caridade, Casa para acolher idosos, Centro de Formação, a Cúria Diocesana, reformou a Catedral, construiu um belo Seminário, erigiu Paróquias e ordenou um bom número de Padres. Percorreu, por duas vezes, toda a Diocese, de comunidade em comunidade. Realizou o Sínodo Diocesano com intensa participação do clero, dos religiosos/as, dos seminaristas e dos leigos. Influenciou, com sua profunda palavra, a vida religiosa, social e cultural das 27 Paróquias. Diante de toda a história celebrada, a qual envolve despedida e acolhida, expressamos toda nossa gratidão a Dom Ottorino por tudo aquilo que ele nos proporcionou como povo de Deus.

Com a sua renúncia aceita pelo Papa Francisco, sucede-o oficialmente, como Bispo Diocesano, Dom Hélio Pereira dos Santos, que dá início a um novo ciclo de múnus pastoral. Ele nasceu na cidade de Pão de Açúcar, em Alagoas, em 18 de novembro de 1967, e foi ordenado presbítero no dia 19 de dezembro de 1996. Eleito bispo pelo Papa Francisco, em 27 de abril de 2016, sua ordenação episcopal foi realizada no dia 22 de julho do mesmo ano, como bispo auxiliar na Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Em 16 de outubro de 2020, foi nomeado bispo coadjutor da Diocese de Serrinha; e, no dia 13 de dezembro do mesmo ano, foi apresentado na Catedral Senhora Santana, tomando posse do seu ofício.

Os fiéis diocesanos (clero, religiosos/as, seminaristas e leigos), na alegria da acolhida, saúdam o seu novo bispo e desejam frutuoso Ministério Episcopal. Esta porção do Povo de Deus, em comunhão com seu novo Pastor, oferece suas humildes orações e coloca-se à sua disposição para que o Reino de Deus continue acontecendo neste chão do Sertão.

Coordenação de Pastoral/Diocese de Serrinha

Serrinha, 03 de fevereiro de 2021

COMUNICADO OFICIAL DE DOM OTTORINO ASSOLARI

Caríssimos Padres, Diáconos, Religiosas/os e fiéis todos.

Venho comunicar que o Santo Padre acolheu o meu pedido de renúncia como Bispo diocesano tendo completado 75 anos de idade.

A partir de hoje, 03 de fevereiro, eu serei Bispo emérito de Serrinha e o Coadjutor Dom Hélio Pereira dos Santos será Bispo diocesano de Serrinha.

A partir de hoje, nas celebrações das Missas, haverá de dizer: o nosso Bispo Hélio e o Bispo emérito Ottorino.

Agradeço o Santo Padre, o Papa Francisco, que acolheu o meu pedido, agradeço a Dom Hélio que aceitou ser Bispo de Serrinha, agradeço a todos por ter sido meus colaboradores, filhos e amigos durante os 15 anos do meu episcopado.

Quando se faz a vontade de Deus, a serenidade toma conta de nossa vida. É isso que sinto neste momento, apesar de provar também um pouco de tristeza.

A todos o meu abraço e a minha bênção.

Serrinha, 03 de janeiro de 2021