sexta-feira, 4 de agosto de 2017

MISSA DO 16º DOMINGO DO TEMPO COMUM


É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo coração hei de vos oferecer o sacrifício, e dar graças ao vosso nome, porque sois bom.

Na liturgia desse domingo refletiram-se as seguintes leituras: 1ª leitura Livro da Sabedoria 12, 13.16-19; o salmo 85, 5-6.9-10.15-16a; 2ª leitura Carta de São Paulo aos Romanos 8,26-27; e o Evangelho segundo Mateus 13, 24-43. 

Na homilia padre Gil nos fez refletir sobre as leituras. Inicialmente ele falou sobre o salmo em que nos ponta as três características de Deus: ser bom, misericordioso e fiel. O padre nos chamou a atenção para isso ressaltando que “nós, como cristãos, precisamos ser assim. Em nossa essência somos bons, pois somos feitos a imagem e semelhança de Deus. Mas será que estamos seguindo isso?”. 

O Padre citou alguns trechos da segunda leitura nos esclarecendo melhor como seguir esse caminho. “Embora nós não sejamos tão bons o Espírito Santo nos ajuda a sermos melhor”. O bem e o mal andam juntos. Apesar de Deus nos ter feito a imagem e semelhança Dele, Ele nos deu o livre arbítrio para escolhermos e assim o mal entrou no mundo por causa da desobediência de Adão e Eva. Desse modo, cabe a nós escolhermos seguir o que bem ou o que é mal. Mencionou Santo Agostinho quando nos disse que o mal é a ausência do bem. É quando nós nos distanciamos daquilo que é bom. 

Essa dimensão do bem e do mal é reforçada no Evangelho por meio da parábola do joio e do trigo: o semeador é Jesus; o campo é o mundo; as boas sementes, o trigo, são aqueles que pertencem ao Reino de Deus; o joio são os que pertencem ao maligno; a colheita é o fim dos tempos, o julgamento final; os ceifadores são os anjos. Padre Gil encerrou sua homilia nos fazendo refletir sobre nossas ações no mundo: “Quando a gente deixa de amar o joio cresce em nossa vida. Nós precisamos caminhar na nossa peregrinação para distinguir o que é bom do que é ruim para melhorar a colheita”. Nós precisamos ser boas sementes e buscarmos um mundo melhor.


No final da celebração foram dados os parabéns para Margarida Oliveira.

Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)


 

 


Por: Ilka Myrele Perazzo
Fotos: Lhayanna Karolyna

Nenhum comentário:

Postar um comentário