segunda-feira, 22 de maio de 2017

A CAMINHO DO 14° INTERECLESIAL, AS CEB’s DIOCESANA DE SERRINHA REALIZAM ESTUDO DO TEXTO BASE


Representantes das paróquias de Teofilândia, Ichu, Biritinga, Serrinha, Riachão do Jacuípe, Santa Luz e Araci participaram neste sábado, 20 de maio de 2017, no Centro Missionário Evangelli Nuntiandi, em Teofilândia, de um Encontro Diocesano das CEB’s para estudo do texto base do 14° Intereclesial, com o tema “CEB’s e os desafios no mundo urbano” lema; “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo”, que acontecerá de 23 a 27 de janeiro de 2018 em Londrina – PR. 

Após a acolhida, a oração inicial e dinâmica de apresentação dos/as presentes, o Pe Gildvan da Paróquia de Ichu, expôs a apresentação do trabalho, inclusive fazendo uma retrospectiva dos intereclesiais e a introdução da primeira parte do estudo, o VER: Olhar o mundo urbano - socializado pelos ichuenses Adailton Conceição, Raimunda Meire, João Ramos e Antonio Carlos (Pêpa), de forma expositiva dialogada, utilizando slides. 

A segunda parte, o JULGAR: Deus habita a cidade - foi socializada pelas delegações de Biritinga e Serrinha. E por fim, o Coordenador Diocesano João Miguel, devido ao adiantado do tempo apenas pincelou sobre os principais assuntos elencados na terceira parte do estudo, o AGIR: Desafios no mundo urbano. O trabalho de formação será disseminado agora nas paróquias com as CEB’s locais. A Paróquia de Teofilândia por exemplo, culminará o seu trabalho com um Encontrão Paroquial das CEB’s, inclusive abrirá espaço para as demais paróquias da Diocese que demonstre interesse em participar. 

Adotando a metodologia do Ver, Julgar e Agir, se iniciou com um olhar sobre o mundo urbano atual, abordando o que é a cidade e seus aspectos quantitativos: dinâmica urbana e sociabilidade; as culturas urbanas e cidades inclusivas; a vivência religiosa nas cidades; o processo de urbanização no Brasil; falando-se da origem das cidades brasileiras; o processo da grande urbanização entre 1940 a 2010; a abertura democrática; a receita neoliberal e o social-desenvolvimentismo. 

As CEBs adotaram como lema “Eu vi..., eu ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7). Iluminadas e encorajadas pelo Deus que habita a cidade, no exemplo do apóstolo Paulo que viveu a cidade como um desafio missionário, na prática de Jesus de Nazaré e nos ensinamentos do magistério recente da Igreja, sobretudo os do Papa Francisco, que insiste na necessidade de mudarmos de atitude em relação aos desafios da cidade, fundamentam teologicamente a ação das comunidades eclesiais de base. 

As CEBs do Brasil aceitaram o desafio de lutar contra a desigualdade, em todas as suas dimensões, e, ao mesmo tempo, superar a intolerância, reconhecendo e respeitando a diversidade, de modo a tornar a cidade efetivamente inclusiva. Animadores e animadoras das CEBs apontam dentre os problemas graves e urgentes mais sentidos: moradia, mobilidade urbana, violência, meio ambiente e sustentabilidade, trabalho, saúde, educação, arte, cultura, esporte e lazer, tecnologias de informação e comunicação e afetividade / sexualidade. 

A Diocese de Serrinha deve enviar 04 delegados/as ao XIV Intereclesial das CEBs que acontecerá em Londrina – PR, em janeiro de 2018. 

Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)



 


Por: Adailton Conceição Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário