segunda-feira, 22 de maio de 2017

5º DOMINGO DE PÁSCOA - CELEBRAÇÃO EM HOMENAGEM AS MÃES

“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim” (João 14,6).

• I Leitura: Atos dos Apóstolos 6,1 -7
  • Salmo: Sl 32
  • II Leitura: Primeira Carta de São Pedro
  • Evangelho: João 14, 1-12
Iniciou a missa com uma salva de palmas pelo dia das mães.

A celebração foi em homenagem a todas as mães, principalmente aquelas que se encontram na casa do Pai. Antes da liturgia, Pe. Gil realizou o rito do Batismo para acolher 3 crianças na comunidade Cristã. Os batizandos recebem a água, são apagados da mancha do pecado original e recebido como pedra viva na igreja.

Na liturgia, o salmo entoava " Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos".

Homilia: "Queremos ver Jesus, Caminho, verdade e vida"

Aqui, Jesus pede que sejamos uma comunidade em que o filho seja amado, honrado e respeitado; devemos agir com boas obras, para que Ele seja manifestado. Na 1ª Leitura, os apóstolos pedem Cristo para escolher homens virtuosos para dividir a missão, e recebemos a partir daí, sete sacramentos que edificam a igreja: Templo espiritual. Na 2ª Leitura, Pedro nos lembra que devemos ser como um edifício, onde Cristo é a pedra fundamental dessa igreja, e a partir do Batismo somos incorporados a esse edifício pois somos pedras vivas que transforma e constrói. Somos o povo que Cristo escolheu para admirar suas obras, no Batismo somos escolhidos para participar do sacerdócio do Reino.

No Evangelho, essa igreja é o povo peregrino que caminha para Deus, caminho, verdade e vida. Jesus é verdade pois retrata os ensinamentos de Deus para nós, é a vida por ser nosso Salvador, e Caminho pois nos leva ao Pai. A nossa caminhada não acaba nessa terra, e aqui temos alguém que nos acompanha: a Virgem Maria, que representa a figura materna. Em Maria, temos o exemplo de mãe, e em Jesus temos o caminho, a verdade e a vida.

Houve bençãos especiais ao dia das mães, sorteio de lembranças em suas homenagens e Batizados.

Confira ad Fotos:

Por: Taciana Carneiro