segunda-feira, 3 de abril de 2017

COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE EM ICHU

Membros da CEB’s de Ichu juntamente com Padre Gildvan estão se reunindo para traçar metas e reanimar a caminhada da CEB’s em nossa comunidade cristã.

Conhecendo um pouco cobre a CEB’s

A palavra CEB significa COMUNIDADE ECLESIAL DE BASE. E quando colocamos no plural - CEBs, significa COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE. São grupos de cristãos leigos, geralmente pobres, que se reúnem regularmente, nas casas de famílias ou em centros comunitários, a fim de ouvir e aprofundar a Palavra de Deus, alimentar a comunhão fraterna e assumir o compromisso cristão no mundo.

Chamamos COMUNIDADES porque são grupos formados por pessoas a partir do lugar onde moram, nos bairros, periferias, centro, morros, zona rural... que procuram viver relações fraternas de partilha, ajuda, solidariedade e serviço.

Dizemos ECLESIAIS, por se tratar de grupos de seguidores dos exemplos de Jesus, dos apóstolos, em comunhão com a Igreja. E de BASE porque está presente desde o começo da Igreja com os Primeiros Cristãos e também porque é vivida pelo povo que está na base humana e cristã, gente pobre ou pessoas que se colocam ao lado dos pobres.

No início da década de 60 nasciam as Comunidades Eclesiais de Base, muito embora tenham sido semeadas alguns anos antes. Nasciam da necessidade do povo se unir, para melhor participar da Igreja, saber seus direitos, discutir os problemas e procurar resolvê-los. De lá pra ca estão sendo regadas com muita fé, alegria e esperança. Muitos mártires, a exemplo de Jesus e dos Primeiros Cristãos, têm regado as CEBs, com o próprio sangue.

As CEBs têm suas raízes nas comunidades formadas pelos Primeiros Cristãos. Deles se dizia: "Eles eram um só coração e uma só alma". Formavam comunidades sobretudo de pobres ao redor da Palavra de Deus, partilhavam o que tinham e testemunhavam a fé até as últimas consequências.

A partir da década de 60 - quando nasceram - as CEBs foram crescendo e se espalhando por todo o Brasil. Então, sentiu-se a necessidade de reunir e articular essas comunidades para que pudessem trocar experiências e buscar luzes e força no compromisso comum. Nasciam, dessa forma, em 1975 os Encontros Intereclesiais das CEBs.

A Comunidades Eclesiais de Base tem como objetivo apresentar um "novo jeito da ser", pela sua maneira de acolher, viver e anunciar o Evangelho, sendo um "modelo inspirador" para responder a alguns dos maiores desafios postos hoje à missão evangelizadora da igreja no Brasil e na América Latina. À imensa maioria dos cristãos pobres que forma as CEBs, nem lhe passaria pela cabeça apresentar-se como "modelo". E contudo, elas o são, na medida em que a força do Evangelho transforma suas vidas, pessoal e comunitariamente.

As CEBs são ainda a realização da opção pelos pobres que a Igreja tem de fazer para ser fiel ao Evangelho e que, por isso mesmo, foi repetida mais de 40 vezes nos discursos pronunciados por João Paulo II durante as suas duas primeiras viagens à América Latina".

Vamos conhecer mais um pouco da experiência das CEBs e o que é um Intereclesial de CEBs.

O que é um Encontro Intereclesial de CEBs?

Companheiras e companheiros de caminhada, que Javé seja sempre nosso guia. No texto anterior falamos um pouco sobre as Comunidades Eclesiais de Base e vimos que os participantes das CEBs se reúnem nos Encontros Intereclesiais. Hoje vamos saber o que é um Intereclesial.

O Intereclesial é um encontro que reúne os representantes das CEBs - Comunidades Eclesiais de Base de todo Brasil. A iniciativa de organizar um encontro Intereclesial surgiu na década de 70, sendo realizado o primeiro em 1975, na cidade de Vitória, Espírito Santo. Os Intereclesiais nasceram com a finalidade de partilhar as experiências, a vida, as reflexões das CEBs.

Por: Cristian Leide