sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

7ª NOITE DA FESTA EM LOUVOR AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – 2017

Tema: Pela força do Espírito Santo, tudo se transforma.
Palestrante: Pe. Luiz Ademir
1ª Leitura: ML 3,1-4
Salmo: 23 (24) 7,8.9.10
Evangelho: Lc 2, 22-40
Responsáveis da noite: Renovação Carismática Católica e Pastoral do Dízimo.
Comunidades: São Francisco de Assis (Licuri); Cajueiro; São José Operário (Calumbi) e bairro VII.
Visitantes: Mandassaia (Riachão do Jacuípe)

Homilia

O Templo é um lugar sagrado, Jesus foi apresentado no templo e consagrado ao Senhor conforme as leis judaicas, onde Maria e José cumpriram o que a lei havia pedido e logo em seguida Maria cumpre o rito da purificação, portanto na Igreja Católica 40 dias depois do nascimento de Jesus é celebrado a apresentação Dele no templo.

Já ouvimos muito a palavra Espirito Santo, mas é sempre necessário lembrar do significado, pois para nós Espírito pode significar força, fôlego, ar. Na Bíblia temos várias expressões sobre o Espirito Santo, podemos dizer que é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. O Espírito além de ser Santo, toca e transforma quem se deixa tocar, ele transforma aquilo que nós queremos e também o que não queremos, basta crermos.

O Espírito tem morada em nós por isso devemos nos convencer que ser cristão passa pelo testemunho e testemunhar no mundo de hoje é algo muito importante. Ao passar por uma capela hoje, percebi que estavam duas pessoas adorando o santíssimo e isso me fez refletir o quanto as pessoas estão se afastando do momento sagrado, não caiam na mentalidade que não se adora, nós adoramos a Cristo para se sentir amado por ele e para valorizar o que nós comungamos.

O Batismo de Jesus é um exemplo da ação do Espirito, quando a pomba simbolicamente desce e dar o sinal da união de Deus com seu filho. Outro exemplo é Pedro, que era inquieto e questionava muito, mas ele tinha a certeza de que fazendo perguntas a Jesus ele poderia se libertar dos seus erros e deixar que o Espírito agisse nele, a prova é que o próprio Jesus confia a ele a missão de guiar a Igreja, Pedro tinha um temperamento forte mas deixou se comover com a presença de Jesus na sua vida. E isso acontece com as pessoas que muitas vezes acham que é impossível transformar a sua vida e acontecem grandes milagres, mas devemos dizer que quando a pessoa quer, ela consegue! Tudo na vida se transforma quando acreditamos na força do Espírito por meio da oração, ela é muito importante e nós acabamos sendo preguiçosos na hora da oração.

Quando acontece a desunião nos grupos da igreja, o Espirito Santo não está agindo nesses grupos, porque quando ele age na nossa vida nós precisamos ver o outro com sinal de riqueza, pois a Igreja é todo Cristão que cresce na atividade com Cristo, que vive a comunhão com Ele, e não podemos querer que ela seja propriedade nossa e se restrinja ao nosso grupo, ao nosso movimento. As nossas riquezas são os grupos, os movimentos, as comunidades, as pastorais e é importante que a gente se queira bem e assim mostrar que o Espírito Santo está agindo, pois se ficarmos intrigando com um e com outro, vamos levar a Igreja a destruição.

O Espirito deseja uma Igreja missionária, onde servimos por amor e não apenas para mostrar ao outro que fez, a exemplo de Paulo que não teve medo de ser missionário e de transformar, pois se a Igreja não se transforma, não tem sentido viver na mesmice.

Por fim, vamos lembrar de Maria que deu seu testemunho e foi atenta a palavra de Deus, atendeu ao chamado do anjo e se deixou guiar pelo Espírito, a tal ponto, que disse “faça-se em mim segundo a tua palavra”. Nos deixar guiar pela palavra de Deus é nos deixar transformar pela ação do Espirito Santo e que a Exemplo de Maria o Espirito aja em nós.

Por: Maria Benedita
Fotos: Andreissa Jesus