quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

6ª NOITE DA FESTA EM LOUVOR AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – 2017

Presidida por padre Evandro, foi celebrada a sexta noite da festa em louvor ao Sagrado Coração de Jesus de Ichu, tendo como tema: A exemplo de Maria mãe de Jesus podemos cultivar e guardar a criação.

Como responsáveis pela noite, tivemos: Pastoral da Catequese e Criança, contando também com a participação das comunidades visitantes: N. Sª das Candeias de Casa Nova, S. José Operário de Barro Preto, Formigueiro, Bela Vista (Paróquia Bom Pastor- Serrinha) e Bairro VI.

Em comunidade, colocamo-nos na presença do Senhor, iniciando em clima de fé e oração o mês de fevereiro. Primeira leitura: Hb 12,4-7,11-15. Salmo responsorial: 102 (103). Evangelho: Mc 6,1-6.

Padre Evandro que ministrou o tema da noite - A exemplo de Maria mãe de Jesus podemos cultivar e guardar a criação – nos coloca, em primeiro lugar, em comunhão com o Brasil e com N. Senhora, que neste ano, completará 300 anos de sua aparição.

O padre também nos questiona: Quem não já intercedeu por Nossa Senhora? Quem já não a chamou? Jesus ressuscitava os mortos, mas para quem tinha o coração fechado Jesus não podia se aproximar, e foi Maria quem soube educar Jesus, dando-o uma verdadeira catequese.

A exemplo de Maria podemos cultivar a criação, pois Maria nos ensina muito através do seu exemplo quando disse “sim” à anunciação do anjo Gabriel. A disponibilidade, a aceitação e o serviço, são exemplos maravilhosos que Maria nos deixa.

Só assim podemos entender o tema dessa noite. Nós temos a missão de preservar e cuidar da criação, pois a maior delas é a VIDA humana, e precisamos também dizer “sim” a Deus para continuarmos vivendo bem. Precisamos ser bons e educar nossos filhos na fé. Precisamos zelar nossos jovens, que tantos estão morrendo antes mesmo dos idosos.

O padre encerrou sua fala nos conscientizando a termos mais compromisso com Deus e com nossos irmãos. Depois, fez um apelo às pessoas presentes para que o numéro de catequistas em nossa comunidade seja dobrado, pois a paróquia de Ichu é onde menos tem catequistas em toda a diocese, convidando assim as pessoas para que também digam SIM a Deus e ao seu chamado.

Depoimentos:

Percebi que a comunidade local foi bastante participativa, mas senti um pouco de falta da zona rural. Foi bem organizada e pontual. Rita de Cássia – Coordenadora Diocesana / Pastoral da Criança

Ser catequista é um sonho que eu tento realizar dia a dia, e que esse chamado venha tocar outros corações como eu fui tocada pelo Espírito Santo. Iracema Simão Santos – Pastoral da Catequese

Por: Lylian Gabriele
Fotos: Heitor Santana