quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

5ª noite do novenário em louvor ao Sagrado Coração de Jesus

Com o tema “O cuidado gera a vida, o descuidado leva à morte” a quinta noite do novenário foi animada pelas pastorais da Catequese e da Criança. A celebração contou com a participação das comunidades de Imaculado Coração de Maria (Alto), São José Operário (Capoeira do Rio), Nossa Senhora do Perpetuo Socorro (Umbuzeiro) e Bairro V.





O Padre Rodrigo, celebrante da noite, lembrou-nos da festa da apresentação do Senhor no templo, a festa de Nossa Senhora das Candeias que é celebrado no dia de hoje. Foi N. Sra das Candeias que apresentou o Senhor.


Logo após refletiu sobre o Evangelho do dia (Lc. 2, 22-40). A mensagem do Evangelho nos apresenta a passagem do velho para o novo através do testemunho do velho Simeóo, homem justo e piedoso. Simeóo viveu uma vida de santidade. Ele pedia a Deus a salvação de todo o povo de Israel e não apenas a dele. Ao dizer a frase “Tudo que não é assumido não é reprimido”, o padre fez-nos refletir sobre as nossas fraquezas, nossa falta de compromisso com o Reino de Deus. 

Segundo o Pe. Rodrigo, o tema da noite foi criado pela preocupação com a natureza. Ele nos lembrou da criação do homem em que Deus já nos concedeu a responsabilidade de cuidar da natureza. Ao colocar Adão e Eva no paraíso, Deus mostrou o jardim e disse para cuidar dele. A partir do momento do pecado começamos a destruir, a sugar. Se não cuidarmos da natureza ela não sobrevive. Somos nós que destruímos o mundo e nos destruimos sem perceber. 

O padre citou também o cuidado de Maria com Jesus que gerou Sua vida e a fé Nele. Segundo ele, devemos também agradecer a Deus pela nossa família sanguínea e pelas pessoas que cuidam de nós, que nos prepara para a vida e para Deus. Assim também, devemos cuidar da nossa vida espiritual. Se cuidarmos da nossa vida de oração ela será viva. Se a gente não cuidar ela enfraquecerá, desfalecerá, morrerá aos poucos no dia a dia. Precisamos ser vigilantes com a nossa vida espiritual. 

O Pe. Rodrigo mencionou a importância de ter o Sagrado Coração de Jesus como nosso padroeiro e que isso deve refletir em toda Diocese. O povo de Ichu tem uma fé autêntica, uma fé viva. Devemos ter uma vida de fé contagiante. Ser mansos e humildes de coração. Que possamos ser os verdadeiros testemunhos do Sagrado Coração de Jesus. 

O ganhador da rifa foi Rebeca de Almeida Freitas (comunidade do Alto). 

Como de costume foram entregues lembranças para o palestrante e para os representantes das comunidades. 



Depoimentos da comunidade: 


"A festa do padroeiro Sagrado Coração de Jesus é um momento impar para renovar a nossa fé." – Marineuza Carneiro (Comunidade do Umbuzeiro) 


"A participação das pessoas está ótima. Uma pena que as comunidades rurais este ano não estejam participando tanto. O tema foi bem desenvolvido pelo padre. Foi boa a forma como ele conduziu a palestra porque fez a gente refletir sobre o tema da noite." - Cácia Cedraz (Pastoral da Criança)


"A festa está muito boa e reflexiva. Espero que todas as noites continuem assim." – Dailma Freitas (Alto)


"Estou achando a festa muito boa. A mensagem que está tocando o coração da humanidade é o cuidado com o planeta, o despertar para a vida. Que cada um agora faça a sua parte não poluindo e cuidando com amor." – Iracema Simeão (Pastoral da catequese)


"A festa está ótima. Estou sentindo o povo de Deus todo feliz com o novenário do Sagrado Coração de Jesus. Os fiéis também estão muito ansiosos para a chegada da lavagem do templo que é um dia muito animado." – Luciene da Silva (Bairro V) 

Ouça agora o depoimento feito pelo Pe. Rodrigo sobre a noite de hoje: 





Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)



















Por: Ilka Myrele Perazzo 
Fotos: Lhayanna Karolyna 


Nenhum comentário:

Postar um comentário