domingo, 8 de novembro de 2015

CELEBRAÇÃO DO DIA DE FINADOS

Muitos aproveitam o feriado para passear, mas esquecem da importância do dia de Finados, de fazer memoria daqueles que se foram. A morte faz parte da natureza humana, mas na origem não, Deus criou o homem a sua imagem e semelhança e o deixou na felicidade completa. A morte é uma consequência do pecado. O pecado trouxe à injustiça, o ódio, a maldade, a violência... Eis o fruto do pecado. E isso resulta no afastamento entre Deus e os homens, o homem perdeu a amizade com Deus.

No tempo de São Judas Tadeu, houve uma guerra e muitos morreram, e o motivo da morte deles foi o afastamento de Deus.

Depois da “introdução do pecado”, chegamos a uma situação insuportável, tantas coisas pesadas (as injustiças, a falta de honestidade, as amarguras da vida) que chegamos a dizer que a morte é um alivio.

Ele cita o que disse Santo Ambrósio “a morte vem interromper uma vida de tantas coisas pesadas para nos colocar na situação original”.

Para onde vai quem morre?

O Evangelho distingue o bem do mal, e aos bons, Deus disse “Vinde benditos do meu pai, recebei como herança o que meu pai preparou desde a criação do mundo” Este lugar é onde chamamos de Paraíso. Os três caminhos após a morte, são: o Paraíso, o Purgatório e o Fogo Eterno.

O julgamento de Deus é baseado principalmente no amor e na caridade, quem ama, quem é aberto aos outros, vai para o caminho do meu Pai e os outros para o fogo eterno. E Deus diz que a oração é saída para o perdão de nossos pecados.

Os pecadores não vão para o Paraíso. Mas muitos dizem que pessoas não santas vão para o paraíso, pois delas ainda tem o que purificar.

O que nos destina ao Purgatório são as nossas próprias ações.

Muitos não vão a Igreja, acham desnecessária essa prática, mas a celebração, a oração, a catequese, as nossas ações, nos guiam para o caminho da Salvação.

Quando muitos vão ao Purgatório, precisam da oração dos outros, pois quando tinha tempo não aceitou a Deus, querendo tudo pra si, e esquecendo-se do essencial e assim não encontraram a felicidade eterna. Já outros, vão ao Purgatório na companhia de todos os Santos, que fazem a sua intercessão.

Por isso, façamos a nossa parte, sejamos justos e encontremos a visão plena de Deus, aceitando a Ele em nossas vidas, para que não vivamos o sofrimento eterno.

Após a Celebração, os fiéis seguiram em procissão até o Cemitério local e Dom Ottorino fez uma simples reflexão, relembrando aqueles que já se foram, por lá foi dada a benção final.

Por: Maria Benedita