segunda-feira, 12 de outubro de 2015

TRÍDUO EM LOUVOR A SÃO FRANCISCO DE ASSIS - COMUNIDADE DE LICURI


Neste ano o Tríduo em em Louvor a São Francisco de Assis da Comunidade de Licuri, trouxe como Tema Central: São Francisco, mensageiro do Evangelho da Alegria.

As comunidades convidadas foram: Mumbuca, Fazendas Reunidas, Canavial, Comunidade de São Pedro, Umbuzeiro.

Pastorais e convidados da noite: PASCOM, Casais Jovens, Pastoral da Família, Pastoral da Criança, Escola Municipal Francisco Guilherme de Oliveira, Unidade de Saúde da Família de Licuri e Cursilho.

A celebração da palavra foi presidida pela Ministra da Eucarística Esmeralda Carneiro 

Na liturgia: Leitura Êxodo 23,20-23, Salmo responsorial 90/91, Evangelho - Mt 18,1-5.10

A palestrante convidada da noite foi Raimunda Meire da Pastoral da liturgia, falando sobre o tema: Palavra de Deus, vida e missão nas comunidades.

Palestra:

O Evangelho desta noite traz uma palavra chave que é: humildade. Ele faz com que percebamos que a comunidade Cristã não se baseia na riqueza e nem no poder, nela o que é mais importante é a humildade. Toda comunidade que trabalha contra o racismo, a ganância, a arrogância, o ódio, o preconceito, o individualismo, ela traz para perto de se o verdadeiro sentido do Evangelho de Jesus Cristo. 

A comunidade deve acolher aos excluídos, porque Jesus Cristo diz que Ele vai atrás da ovelha perdida. E nós, enquanto comunidade, igreja, estamos fazendo de nossa vida essa comunidade que cuida do outro?

Viver a Palavra de Deus é viver o princípio do Evangelho, por isso, temos que ir em busca daqueles que se desviram. Não podemos está tranquilo quando um irmão está sofrendo, a vida e a missão na comunidade é muito mais do que rezar e se reunir, devemos ajudar. Assim, Jesus mostra que o desapego tem que fazer parte da nossa vida na comunidade.

Jesus nos mostra muitos exemplos de desapego no Evangelho, quando se solidarizou com a prostituta que iria ser apedrejada, quando senta e confessa com uma samaritana, porque um judeu não podia conversar com uma samaritana, quando sentou a mesa com um pecador. E tudo isso Ele fazia com firmeza e não perdia a ternura, não é atoa que mesmo depois de mais dois mil anos estamos aqui querendo compreender Jesus Cristo e buscar segui-lo. 

Um outro exemplo, que é muito bonito de Jesus, foi quando Ele precisava alimentar uma multidão e para isso, Ele sensibilizou uma multidão a partilhar o que tinham e todos comeram que ate sobraram. Então, quando todos exercita a solidariedade, exercitar esse Jesus Cristo e suas ações em nossa vida, vivemos esta humildade que o Evangelho fala e o cristianismo. 

Um exemplo de humildade é o de São Francisco de Assis que vem e nos diz assim na sua oração: “Senhor fazei-me um instrumento de vossa paz, onde houver ódio, que eu leve o amor, onde houver ofensa, que eu leve o perdão, onde houver discórdia, que eu leve a união, onde houver dúvida, que eu leve a fé,onde houver erro, que eu leve a verdade, onde houver desespero, que eu leve a esperança,onde houver tristeza, que eu leve a alegria,onde houver trevas, que eu leve a luz”. 

Ele pediu a Deus só serviço, e tudo em pro do outro. Ele deixou uma vida de riqueza e foi servir a Jesus Cristo e aos pobres, então, vamos pedi a São Francisco de Assis, que estimule em nós a humildade para conhecemos Jesus Cristo e vivermos o verdadeiro cristianismo e seus princípios na comunidade com humildade, perdão e ternura.

No final um representante da comunidade entregou lembranças as comunidades e pastorais convidadas.

Confira as Fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)












Por: Fernanda Carneiro
Fotos: Cristian Leide

Nenhum comentário:

Postar um comentário