domingo, 23 de agosto de 2015

MISSA DO 21º DOMINGO DO TEMPO COMUM


Inclinai, Senhor, o vosso ouvido e escutei-me; salvai, meu Deus, o servo que confia em vós. Tende compaixão de mim, clamo por vós o dia inteiro. (Sl 85, 1ss)


Neste domingo, 23 de agosto de 2015, foi celebrada a missa do 21º domingo do tempo comum. Durante a celebração as jovens Maria Joselene Carneiro e Jusicleia Santos Sena receberam o sacramento da 1ª Eucaristia.

As leituras do dia foram as seguintes: 1ª leitura Js 24,1-2..15-17.18, Sl 33(34) , 2ª leitura Ef 5, 21-32 e Evangelho segundo Jo 6, 60-69. 

Padre Rodrigo, em sua homilia, refletiu especialmente sobre a Liturgia da Palavra de hoje. O pároco trata da fidelidade do senhor Josué que conclamou o povo a permanecer fiel ao Senhor. Ele o comparou ao exemplo de Jesus Cristo que pedia ao povo para servir a Deus. Citou o exemplo de muitas famílias que atualmente vivem em busca de uma falsa liberdade e se esquecem de servir ao Senhor. 

O padre enfatizou sobre a fidelidade do matrimônio e a importância de se manterem unidos no amor. Há muitos problemas como brigas, traição, raiva, desentendimentos, falta de respeito que levam o fim dos casamentos. A igreja permite, segundo o direito Canônico, que a separação de corpos seja feita quando a vida de um dos cônjuges está ameaçada, ou seja, somente diante da possibilidade de ameaça de morte e de violência. “A sociedade está perdendo seu valor. O ser humano não encontra mais um sentido para casar, um sentido para escolher uma responsabilidade que dure”. Citou a carta aos Efésios sobre a união dos esposos em que “o homem ajude a mulher a viver bem; ser uma voz em que ela possa escutar para viverem como uma só carne”. 

Como ensinamento do Evangelho, lembrou do sofrimento de Jesus e das palavras duras pronunciadas sobre Seu sofrimento e Sua morte. Refletiu sobre as exigências que a Igreja nos apresenta e, através de suas palavras, nos mostrou que, na verdade, são maneiras para sustentar a nossa fé com responsabilidade e fidelidade a Deus. 

Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)







 
















Por: Ilka Myrele Perazzo
Fotos: Lhayanna Karolyna

Nenhum comentário:

Postar um comentário