terça-feira, 19 de maio de 2015

DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR



"Toda autoridade me foi dada nocéu e sobre a terra." 


  • 1ª leitura - Atos dos Apóstolos(1,1-11) 
  • Salmo 46(47) 
  • 2ª leitura-Efésio (1,17-23) 
  • Evangelho de Marcos (16,15-20) 

Na primeira leitura de Atos dos apóstolos,vemos que Jesus é o centro de toda salvação, e é nisso que exclusivamente devemos nos preocupar; Ele instruiu aos 12 apóstolos,ensinou a serem pessoas novas e cobrou-lhes todo ensinamento dado,ou seja,a quem muito foi dado ainda mais será cobrado.Jesus deu-lhes uma ordem quando subiu“eis que vos envio”.Esta leitura ainda faz memória a muitos que seguiam a Jesus por interesse de um milagre ou buscar uma cura.É preciso conhecer a Ele profundamente para se tornar um discípulo seu.Há também um clima de melancolia e saudade,e agora o que será de nós?e Jesus nos diz “agora é necessário que se parta.” 

Na segunda leitura, Efésio nos fala do sacrifício que temos que renunciar para seguir a Deus.Façamos estas reflexões diárias: será que faço algum sacrifício por amor a Deus? Ou levo a minha vida como gostaria,com meus projetos e meus sonhos e não realizo sacrifício algum por amor Ele?. 

No evangelho refletimos o que significa então à Ascensão do Senhor?Jesus carrega para o Pai aquilo que Ele não tinha antes da encarnação;Ele assume a fraqueza na pele humana,e eleva essa dignidade para Deus e coloca-se a direita do Pai.Por isso celebrar a Ascensão do Senhor é celebrar a dignidade humana,que havia se perdido por causa de nossos pecados.Com isso, Jesus atrai todos a si e desta forma também para Deus,pois Eles agora são um só. 

Nossos pecados não são maiores que a graça de Deus; não fomos feitos para uma vida com defeitos. Jesus veio para sarar todas as coisas através de sua Ressurreição e Ascensão ao céu. Por isso,não é só uma celebração da Ascensão. É uma solenidade da dignidade humana novamente diante de Deus.É preciso renovar-se constantemente através dos sacramentos,renovando assim nosso compromisso com o Senhor de sermos seus discípulos. 

Que diariamente possamos refletir:Quem é Deus? eu consigo sentir sua presença?eu consigo falar de Deus para outras pessoas? É necessário conhecer a Deus para não ter temor à vida. 

Nessa Ascensão do Senhor supliquemos a Deus,que permaneça conosco,que envie seu Espirito de fidelidade,de pertença,que não nos deixe as dificuldades,as tempestades no afastar desse vinculo que temos com Ele. 

Confira as imagens:
(Clique nas imagens para ampliá-las)








Por: Fernanda Silva
Fotos: Heitor Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário