quarta-feira, 8 de abril de 2015

VIGÍLIA PASCAL

Em comunhão com as comunidades cristãs e com todo o universo, celebramos a Páscoa de Jesus, sua passagem da morte para a vida. Exultantes no Senhor ressuscitado nesta noite gloriosa, recordamos as maravilhas de Deus na história, renovamos e fortalecemos nossa fé. Vivamos em profunda alegria os momentos desta vigília: celebração da luz, liturgia da Palavra, liturgia Batismal e liturgia Eucarística.

Reunidos em frente à Prefeitura Municipal oramos para abençoar o fogo que logo após foi acendido o Sírio Pascal cravando os quatro cravos e em procissão seguiram todos em direção à igreja.

Iniciamos o segundo momento na igreja com o exulte e após as leituras e salmos:
  • 1 Leitura: Gênesis 1,1 . 26-31 (Dailma)
  • Salmo Responsorial 103 (104) (Rita de Cássia)
  • 2 Leitura: Gênesis 22,1-2.9-13.15-16 (Angela)
  • Salmo Responsorial 15 (16) (Antonio Pio)
  • 3 Leitura: Êxodo 14,15-15,1 (Anaildes)
  • Salmo Responsorial (Ex 15) (Maria Áurea)
  • 4 Leitura: Profeta Isaías 54,5-14 (Dagmar)
  • Salmo Responsorial 29 (30) (Daiane)
  • 5 Leitura: Profeta Isaías 55,1-11 (Gildenor)
  • Salmo Responsorial (Is 12) (Ubiratânia)
  • 6 Leitura: Profeta Baruc 3,9-15.32-4,4 (Neres)
  • Salmo Responsorial 41 (42) (Virlane)
  • 7 Leitura: Profecia de Ezequiel 36,16-17a.18-28 (Tânia)
  • Salmo Responsorial (Dodorinha)
  • 8 Leitura Carta (Romanos 6,3-11) (Novo Testamento) (Margarida)
  • Salmo Responsorial 117 (118) (Valnice)
Na Liturgia Batismal renovamos as vestes da mesa do Batismo.

Homilia:

Passamos 40 dias em jejum, fazendo penitências e quem as cumpriu corretamente, parabéns! Quem não as cumpriu convido para cumprir no próximo ano. Agora podemos voltar às nossas atividades normais sabendo que as penitências feitas marcam na nossa fé e por isso precisamos pôr em prática, é o que nossa religião pede.

Não existe salvação e ressurreição sem sacrifício. A graça já nos foi dada, vivemos bem uma páscoa.

A sexta-feira santa não é um feriado e sim um fundamento da nossa fé, e se estamos aqui é por que reconhecemos nossos pecados.

Venhamos ao Sábado de Aleluia e será mais uma missa em nossa vida e gloriamos Aleluia! Aleluia!

Liturgia Batismal – água que será utilizada nos batizados durante o ano.

Por: Ariana Lays
Fotos: Vitória Ferreira