quarta-feira, 8 de abril de 2015

MISSA DA PÁSCOA

Páscoa significa passagem. É a celebração mais importante da Igreja Cristã, onde se comemora a ressurreição de Jesus Cristo. O dia da Páscoa foi estabelecido por decreto do Concílio de Niceia (ano de 325), devendo ser celebrada no domingo, após a primeira lua cheia do equinócio, que ocorre no início da primavera, no hemisfério Norte. A Páscoa, da qual dependem todas as demais festas móveis do ano eclesiástico é uma festa móvel, varia o dia a cada ano e a data é sempre comemorada entre os dias 22 de março a 25 de abril. Para os judeus, a Páscoa (Pessach) é uma antiga festa realizada para celebrar a libertação do povo hebreu, do cativeiro no Egito.

Estamos celebrando a missa da Páscoa. A vida nova em Cristo, missa da esperança.

Na primeira leitura é anunciado que quando carregamos a cruz representamos a libertação de nossos pecados. Pedro anunciava de alta voz na assembleia que Cristo implantou o Reino de Deus, pois devemos sair do papel de discípulos para assumirmos o lugar de apóstolos, evoluindo na prática da fé, nos trabalhos religiosos. Não devemos guardar nossa fé ou escondê-la, pois somos reis, missionários e profetas.

Existe missões em vários lugares e muitos não se veem disponível a praticar a missão, só que a nossa maior missão é anunciar a boa nova de Cristo a todos os povos, não podendo ser arautos da morte nem da tragédia, devemos fazer penitência para não anunciar o mal e sim a vida, com a esperança em Cristo.

São Paulo já dizia “Se você ressuscitou em Cristo, esforce-se para alcançar o alto.”.

Somos um sinal de Cristo, somos luz e não devemos esconder essa luz que há em nós, rejeitando as coisas do alto.

O Papa Francisco nos chama a ajudar na vida de nossos irmãos, e que não devemos ser uma igreja correta e organizada se não tocamos no coração de nossos irmãos, se não vivenciamos a nossa fé corretamente, pois temos que fazer nossa parte, ajudando a todos a encontrar o Reino de Deus. Quando fazermos os trabalhos da igreja ou assumimos nossas missões, não é para se engrandecer e sim para alcançarmos as coisas do alto.

Vamos vê o tumulo vazio e dizer a todos que Jesus ressuscitou e que Ele é a fonte de nossa vida, em cada missa ou encontro que fazemos, somos o pão de Cristo na vida dos outros.

(Clique nas imagens para amplia-las)

Por: Heitor Santana
Fotos: Lylian Gabriele