quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

MISSA DO 4º DOMINGO DO ADVENTO E DO CRISMA

“Hoje é um dia especial para todos os crismandos, que nunca se esqueçam desse dia”. (Dom Otorino)

A liturgia do domingo: Primeira Leitura (2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16), Responsório (Sl 88), Segunda Leitura (Rm 16,25-27) e o Evangelho (Lc 1,26-38).

Homilia

A primeira leitura mostra que o desejo de Davi era construir uma casa para o Senhor, só que Deus disse através de Natã que não era ele que iria construir o templo e sim seu descendente, assim ele pensou que seu filho Salomão faria e fez um templo digno, mas ele estava enganado quem construiria casa do Senhor não seria o seu filho, mas o próprio Filho de Deus, naquele momento ninguém entendeu, só depois. Acabou o reino de Davi mas, a profecia se concretizou um descente de Davi nasceu de uma mulher chamada Maria: Jesus. Que veio e preparou uma casa digna para o Senhor.

O desejo de Davi era bom e todo o povo que prometeu construir a casa do Senhor e a fez se tornar ponto de referência, lugar de oração, lugar onde ficamos fortalecido, como aqui, que a igreja fica no centro da cidade, aqui é casa onde encontramos o Senhor é casa que nos ajuda a ter mais paz interior. Quantos vêm para pedir a sua graça e sua benção, agradecer ao Senhor.

Hoje, muitos querem afastar Deus de sua vida, essa é a pior tragédia do homem, muitos acham que não precisam mais de Deus, é ai que nós nos enganamos, muito pelo contrário nós precisamos dizer eu preciso de Deus, eu quero ir para a casa de Deus para rezar, abrir o coração e voltar animado para evangelizar é essa a função do templo de Deus: sair fortalecido para evangelizar.

E vocês crismandos hoje serão consagrados, consagrar significa reservar. Uma coisa consagrada é algo reservado para Deus. Vocês daqui a pouco serão urgidos, consagrados para Deus. Quando Deus entra em nossa vida, Ele nos fortalece, nos enriquece, que nós sejamos doceis aos seus apelos, as suas palavras.

Vocês serão fecundos, gerando coisas boas, evangelizando, mostrando a sua fé, sendo discípulos missionários de Jesus. Queridos crismandos e crismandas o que vocês receberão hoje é um mistério que celebramos é algo de grande e extraordinário, pois recebendo o Espírito Santo, vocês serão testemunhos de Jesus até o confins do mundo, a partir do sacramento da crisma. Quem não tem o sacramento da crisma é um cristão incompleto.

É assim, que a igreja cresce e se torna fecunda porque tem a riqueza do Espírito Santo. Lembram o que aconteceu em pentecoste, quando os apóstolos estavam escondidos, eles receberam línguas de fogos. Os discípulos receberam o Espírito Santos e se sentiram fortalecidos, corajosos. Se vocês responderem positivamente os apelos do Espírito Santo, vocês poderão fazer coisas maravilhosas.

Somos católicos, por isso, temos fé e acreditamos em Jesus, então tenhamos coragem de manifestar quem somos, nossa identidade de discípulos missionários do Senhor, manifestados pelo poder do Espírito Santo que nos ilumina e nos dar força.

Então, vamos pedi ao Espírito Santo que nos ilumine, que nos dê força e coragem para cumprir a nossa missão.

Depois houve o crisma para mais de 50 crismando.

Por: Fernanda Carneiro
Fotos: Antonio Neto e Lylian Gabriele