domingo, 4 de janeiro de 2015

MISSA DA EPIFANIA DO SENHOR


Como os Reis Magos, ofereçamos o que temos de melhor: a vida.

A procissão de entrada foi encenada por pessoas que levavam uma bandeira da paz, uma estrela cadente e as imagens dos três Reis Magos, juntamente com leitores, salmista, ministros e Pe. Rodrigo.
  • 1ª Leitura (Isaias 60,1-6)
  • Salmo 71 (72)
  • 2ª Leitura (Efésios 3,2-3.5-6)
  • Evangelho (Mateus 2,1-12)

Homilia

Os Reis, cada um com uma cor diferente é para ilustrar as nações que vão ao encontro do Senhor oferecer os seus presentes, suas dádivas, aquilo que eles têm de melhor.

Na primeira leitura, todas as nações vinham oferecer ouro, madeira, pedras preciosas e tudo o que eles tinham de mais valioso para serem oferecidos ao templo do Senhor.

Jerusalém, a cidade onde o menino Jesus cresceu, ensinou, onde se tornou verdadeiramente Deus para as pessoas, tem uma grande importância, porque é de lá que vai sair a salvação para todo o universo.

Na segunda leitura, São Paulo declara que nos tornamos um só corpo, uma só fé, profetizamos a fé em um só Deus, embora falemos diversas línguas, tenhamos várias cores, precisamos acreditar que o Deus é o mesmo.

Jesus nasceu em Belém, mas o que significa a palavra Belém? Significa “casa do pão”. Por conta disso, na Santa Ceia Jesus disse: “Tomai todos e comei, isto é o meu corpo que será entre por vós”. Por isso, Jesus nasce em Belém, na casa do pão, e se faz pão, se faz alimento. Os Reis Magos, primeiramente adoraram a Deus, se alimentaram, e depois ofereceram os seus presentes. Eles foram oferecer presentes, e receberam o presente.

Jesus viveu também em Betânia, e foi lá que Ele ressuscitou Lázaro. A palavra Betânia significa “casa dos filhos Dele, ou casa dos pobres”. Jesus nasceu na casa do pão, e convive com os pobres, Jesus é o alimento dos pobres.

Depois, Jesus foi para sua última casa, a que mais aparece nas escrituras, que é em Bedeu. Jerusalém se torna Bedeu, o que significa “a casa de Deus”. 

Façamos também na nossa casa: a casa do pão, a casa do pobre, da acolhida, da simplicidade, da humildade, para assim se tornar a casa de Deus, onde Deus habita. Que todas as casas possam se tornar Bedeu, onde Deus tem o seu lugar, onde Deus tem o seu espaço, porque quando Ele está no meio de nós, estaremos fazendo o mesmo que os Reis Magos fizeram, adorando ao Senhor, oferecendo a Deus tudo o que temos, para que Deus possa ser também tudo em nossa casa e na nossa vida.

No momento do ofertório, algumas pessoas além de ofertar quantias em dinheiro como de costume, começaram a trazer também as ofertas para o leilão para a Festa do Padroeiro.



Ao final da missa, foram apresentadas à comunidade as crianças Dulce Maria e Giulia Maria. 

Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)









Por: Lylian Gabriele
Fotos: Ariana Lays

Nenhum comentário:

Postar um comentário