sábado, 8 de novembro de 2014

MISSA DE TODOS OS SANTOS E SANTAS

“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.”
(Mateus 5,3)

No dia 01 de novembro de 2014 foi realizada na Igreja Matriz a celebração em homenagem a todos os Santos e Santas. Além do celebrante, estavam presentes o seminarista Guilherme, ministros da Eucaristia, pessoas de pastorais e comunidade local.

Sob a responsabilidade da PASCOM (Pastoral da Comunicação) e do Pe. Rodrigo Pinheiro a Santa Missa foi iniciada com a procissão de algumas imagens de santos e santas bastantes conhecidos pelos devotos ichuense, a exemplo de Nossa Senhora Aparecida, São José, São Pedro, Nossa Senhora das Graças entre outros.

As leituras do dia foram: Primeira Leitura (Ap 7,2-4.9-14), Salmo Responsório (Sl 23), Segunda Leitura (1Jo 3,1-3) e Evangelho (Mt 5,1-12a).

Na homilia o padre fez uma breve reflexão ligando as leituras aos dias de hoje. Para iniciar fez lembrança aos primeiros cristãos que já celebravam por todos os santos e santas desde o segundo século (século C). Naquele tempo, se rezavam pelos mártires, pessoas que doavam a sua vida para viver o Evangelho. Hoje a Igreja celebra a vida dessas pessoas que se doaram para que nós pudéssemos conhecer o sentido da fé.

Sobre a 1ª Leitura de Apocalipse que é um escrito de São João afirmou que muitas pessoas não tem o hábito de ler porque pensam que é um livro “cheio de coisas feias (dragões, brigas, guerras) e tem medo porque fala do fim dos tempos, do fim das coisas”.

Para desmistificar esse conceito trouxe um dos trechos que fala dos 144 mil que foram resgatados. As pessoas tem a compreensão que esse é o numero de pessoas que seriam salvas, mas na verdade é uma espécie de “código”: 12 X 12: 144 (o primeiro número representa os apóstolos que foram escolhidos por Jesus e o segundo somos nós, a comunidade, novos herdeiros do Senhor representados por um número), devemos associar a nossa vida a vida de Cristo, assim como os apóstolos fizeram.

Conforme o celebrante é preciso ser um pouco de cada igreja, a triunfante e a militante, a igreja do céu e a igreja da terra, que se unem para louvar eternamente ao Senhor. Assim, “sejamos nós santos da Terra, oferecendo a Deus a nossa vida como louvor, pois quem aceita Jesus é sempre uma nova criatura, Ele sempre renova as coisas, as pessoas”. Todos são chamados, mas apenas poucos aceitam o convite para participar do reino do Senhor e alcançar a salvação para a vida eterna.

Tratando sobre o evangelho que traz as bem-aventuranças, chama a atenção para a primeira que se refere aos “pobres em espírito”. Essa pobreza não deve ser associada a mesquinhez e sim a pobreza com a qual nós somos diante da glória de Deus. “Não precisamos ser ricos financeiramente, devemos ser rico de soberba, e ser digno diante de Deus. Ser pobre de Espírito é se colocar em situação humilde diante de Deus, só assim conseguiremos a nossa salvação. Senhor, eu não sou digno que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e eu serei salvo”.

Inspirado nas palavras de Santa Terezinha de Menino Jesus encerrou seu sermão com a seguinte mensagem “alcancem o céu aqui na terra, porque o céu não é um lugar é uma plenitude da alma. Viver no céu é viver em Deus e todo aquele que encontrar o céu estão habitados em Deus.”

A celebração prosseguiu entoando todos os santos e santas. Nos ritos finais foram dados alguns avisos que dizem respeito a programação de missas, reuniões e encontros referentes a igreja.

Por: Lhayanna Karolyna
Fotos: Lylian Gabriele