sábado, 15 de novembro de 2014

CONSAGRAÇÃO DA BASÍLICA DO LATRÃO

Neste domingo dia 09 de novembro nossa igreja festeja a Consagração da Basílica do Latrão. Conhecemos um pouco dessa história!

O palácio do Latrão, propriedade da família imperial, tornou-se no século IV, habitação particular do papa. A basílica adjacente, dedicada ao divino Salvador, foi a primeira catedral do mundo: ai se celebravam especialmente os batismos na noite de Páscoa. Mais tarde dedicada aos dois santos João, Batista e Evangelista, foi por muito tempo considerada a Igreja-mãe de Roma, e nela realizaram as sessões de cinco grandes Concílios ecumênicos.

Unindo-se hoje à Igreja de Roma, as igrejas de todo o mundo lhe reconhecem a “presidência da caridade”, de que falava santo Inácio de Antioquia.

Neste domingo em nossa paróquia foi realizada a Primeira eucaristia de 62 crianças, as quais foram orientadas e preparadas por nossas catequistas sobre a orientação espiritual do nosso Padre Rodrigo Pinheiro.

A liturgia da missa nos apresenta as seguintes leituras para reflexão: Leitura do Profeta Ezequiel – 47, 1-2.8-9.12, o Salmo 45, a Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 3,9c-11.16-17 e o evangelho de João 2,13-22.

Por: Cristiano Reis