domingo, 5 de outubro de 2014

ENCONTRO SINODAL DA FORANIA I

No dia 04 de outubro de 2014, ocorreu no Centro Pastoral Santa Tereza, da diocese de Serrinha – Bahia, o primeiro encontro da Forania I na segunda fase do Sínodo Diocesano com a participação das seguintes paróquias: Catedral, Bom Pastor, Ichu, Lamarão, Biritinga, Teofilândia, Barrocas.

O encontro foi iniciado por Pe. Rodrigo Pinheiro com uma oração e reflexão na capela. Logo após nos dirigimos para o auditório onde Padre Evandro fez uma exposição de 3 capítulos do Documento 100, capítulos esses considerados de fundamento ficando os outros 3 para estudo em grupo.

Padre Evandro sintetizou o capítulo 2, apresentando-o como de fundamentação bíblica. Neste a PARÓQUIA se situa na história do povo de Israel, na forma de Jesus conduzir o povo e na experiência das comunidades cristãs. No capítulo 3, chamado de fundamentação histórica vimos que o povo sofreu perseguição, depois o catolicismo tornou-se oficial, veio o Concílio de Trento que deu passos significativos às paróquias, o Concílio Vaticano II que insere a paróquia no contexto da Igreja Particular e as experiências missionárias das Conferências Episcopais da América Latina. No capítulo 4, intitulado de fundamentação teológica o documento diz que não há igreja sem a presença do Espírito Santo, que a Trindade confirma que Deus quis ser comunidade e os mistérios que nos alertam para a necessidade da presença do Espírito sem o qual não podemos ser igreja.

Em seguida, o grupo foi dividido em 3 equipes uma para cada capítulo restante: 1, 5 e 6. Cada equipe deveria apresentar sugestões concretas à luz da reflexão lançada no documento. O resultado foi o que segue:

Capítulo 1 – Propostas para a conversão pastoral:

• Valorizar a missão programática e paradigmática com missões populares.
  • Organizar sistematicamente os conselhos paroquiais.
  • Dar destaque aos catequistas e valorização dos ministérios.
  • Preparar os conselhos para as determinadas funções formando-os sobre o seu papel.
  • Valorizar a religiosidade popular.
  • Concretizar as ideias de conversão pastoral.

Capítulo 2 - Propostas para os sujeitos da conversão pastoral:
  • OS BISPOS - (nº 196) O bispo deve ser mais próximo das pessoas, usando a paciência, o amor, a fraternidade e a caridade.
  • (nº 197) O bispo deve incentivar que os presbíteros sejam mais pastores e menos administradores.

OS PRESBÍTEROS:
  • (nº 199) É preciso haver uma distribuição igualitária das atividades dos presbíteros na diocese, para não sobrecarregar alguns, prejudicando seu equilíbrio pessoal.
  • (nº 204) Diminuir o excesso de atividades burocráticas e administrativas para que o presbíteros estejam mais próximos das pessoas, principalmente dos afastados de sua comunidade.

DIÁCONOS PERMANENTES:
  • Devem receber a missão de ajudar na formação das novas comunidades e acompanhar aquelas que estejam mais fragilizadas. Os diáconos devem ser vistos como colaboradores e não rivais do padre.

OS CONSAGRADOS:

• (Nº 209) As paróquias administradas por congregações devem evitar o fechamento em si, para não ficarem desconectadas do projeto pastoral diocesano.
  • A diocese deve se abrir para que outras congregações possam se instalar em paróquias que ainda não tenham presença de religiosas e religiosos. No entanto, é preciso superar o preconceito com seus carismas e suas origens.

Capítulo 6 – Propostas para a ação pastoral
  • Definir competências para os conselhos, critérios para a escolha dos membros, nomeação pelos bispos e orientações diocesanas (formação).
  • Realizar missão em condomínios e conjuntos residenciais por forania.
  • Indicações práticas para quem assume a catequese a nível diocesano.
Para encerrar o encontro foram apresentadas as datas dos próximos encontros: 01/11; 20/12; 21/01/2015/ 14/03/2015 e feita a oração final.

Por: Cristiano Reis