quinta-feira, 31 de julho de 2014

MISSA DO XVII DOMINGO DO TEMPO COMUM

Amados irmãos e irmãs, agradeço por todo este tempo e cada momento vivido com vocês. Celebrando em família, nas visitas aos doentes. Momentos estes que me levaram a crescer na evangelização.

Hoje domingo, não é um dia comum. Devemos refletir sobre a importância deste dia, pois, o domingo é dia santo, é o dia do senhor. É também o dia de levar a família para a casa do Senhor e viver a nossa fé em comunidade, “domingo sem missa é domingo sem Deus”. Devemos sempre nos preparar para o domingo. Vamos viver e praticar a nossa fé. Devemos começar dando exemplo, levando a família na missa, pois assim estamos andando no caminho da fé.

Na primeira leitura, Salomão disse ao Senhor: “Eu não tenho como governar tamanha multidão. Senhor, sou apenas um adolescente e peço apenas uma coisa, sabedoria para governar este povo. Que assim como Salomão, tenhamos sabedoria para governar, e evangelizar a nossa comunidade.

A segunda leitura na carta de Paulo aos Romanos, nos fala que nós somos um projeto de Deus, pois, aquele que nos predestinou, também nos chamou. E aos que chamou, também os tornou justos. Acrescentou dizendo: onde estará o teu coração, aí estará o teu tesouro. Que possamos nos sentir semelhantes a Deus, pois, ele nos fez imagem e semelhança de seu filho Jesus Cristo.

Hoje vemos na igreja muito mais jovens. Por isso precisamos ser Católicos ativos. Devemos como família começar a evangelizar em nossas casas. Essa é a nossa missão.

Não podemos anular o pecado, mas podemos repudia-lo e trazer o pecador para a conversão e para a vida, Na vida tudo passa, mas apenas a Palavra de Deus é eterna. Precisamos olhar com muito carinho para às coisas eternas.

Lembrou-nos da homilia de Dom Ottorino na missa do dia anterior na Catedral, onde nos falou que o sacramento do matrimonio é algo muito presente e com perspectiva de futuro, a vida a dois é feita dentro do amor. Os casais precisam viver fielmente o matrimonio que escolheram. Deus não se importa com o que você tem e sim o que você é.

Amados irmãos e irmãs, que a palavra de Deus hoje possa alimentar a alma e a vida de vocês. E que nossas orações possam ser o fortalecimento para nossa evangelização, a Igreja deve ser sim, instrumento de conversão de uma sociedade onde os valores estão tão desgastados. Jesus nos apresenta o antigo testamento e Ele mesmo o torna novo, quando nos diz: “Eu vim para restaurar vidas e restaurar vidas com muita alegria e muita fé”.

Por: João Ramos e Cristian Leide