sexta-feira, 7 de março de 2014

MISSA DE QUARTA-FEIRA DE CINZAS


Quarta-feira de Cinzas dia de jejum, abstinência e a imposição das cinzas, a cor usada é o roxo, com a finalidade de descobrirmos quão rico e misericordioso é nosso Deus. Neste dia como de costume os fiéis vão para missa receber as cinzas no qual se faz memória ao ato penitencial, momento de reflexão de que do pó viemos e ao pó voltaremos, ao receber as cinzas o celebrante diz: “convertei-vos e crede no Evangelho”, nos faz recordar a nossa fragilidade humana. 

Da-se início a Quaresma (40 dias nos quais Jesus foi para o deserto) encontro profundo com Deus, período reservado para reflexão, conversão espiritual, os cristãos se recolhem em oração. Jejum é a abstinência total em comida e bebida, abster-se de alguma coisa que seja mais pesada ou mais cobiçada, tudo com o objetivo de encontrar e receber a graça, purificação, libertação e cura.

Hoje também a CNBB dá início a Campanha da Fraternidade 2014, com o tema: Fraternidade e tráfico humano e o lema: É para liberdade que Cristo nos libertou. Durante todo o período da campanha a Igreja Católica no mundo fará reflexão sobre o tráfico humano.

Leituras:

1ª leitura – Joel 2, 12-18
Salmo – 50 (51)
2ª leitura – 2 coríntios 5, 20-6, 2
Evangelho – Mateus 6, 1-6. 16-18

Homília: A quaresma é tempo de conversão, desapego, desprendimento. Não se canta glória e nem se enfeita o altar, usa-se o roxo, tudo isso para simbolizar o nosso desprendimento, é tempo de refletir sobre o nosso processo de vida.

Oportuno para se apresentar na frente do Senhor como nós somos, sem máscaras, num momento de total intimidade com Cristo. Pe. Rodrigo ressaltou da importância de se fazer o jejum colocando em prática as palavras do Santo Evangelho “Quando deres esmola com a tua mão direita que a tua mão esquerda não saiba”, isto para que este ato de penitência não se torne público pelos meios e comunicação, nem tenhamos atitude dos fariseus que oravam e jejuavam em praça pública para que todos soubessem, nem expressadas para ser reconhecidas, somente para que Deus possa reconhecer que foi feito no íntimo de nosso coração.

Que não façamos barganha nem comércio com Deus, eu faço "x" para que o Senhor me der "x". Existe três ações para que o cristão possa praticar neste período jejum, oração e caridade.

Lembrou ainda da importância maior deste dia a abstinência e jejum. 


Após a homilia imposição das cinzas

Confira as fotos da Missa:
(Clique nas imagens para ampliá-las)








Por: Fernanda Silva
Fotos: Heitor Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário