quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

QUINTA NOITE DO NOVENÁRIO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Nesta quinta noite as comunidades participantes de Nossa Senhora Aparecida do Povoado de Nova Esperança e São Pedro de Campinas, o Bairro IV e as Comunidades Convidadas de Nossa Senhora Santana de Ritirinho de Serrinha, Nossa Senhora Santana de Lagoa do Meio e São Paulo do Bairrro da Quadra de Conceição do Coité se fizeram presente para abrilhantar ainda mais a nossa festa.

A Pastoral da Comunicação – PASCOM ficou responsável pela noite, que trouxe como tema: Ide fazei discípulos meus através dos meios de comunicação.

O palestrante convidado para explanar o tema foi o seminarista Robson Cordeiro, representante da Pascom da Diocese de Serrinha.

Durante a sua pregação ele falou com entusiasmo do tema dizendo que tem um carinho especial pela PASCOM pois, esta pastoral representa exemplo de serviço em toda diocese e que a mesma possa crescer na graça de Deus.

Ao desenvolver o tema da noite falou que o desafio de hoje é passar uma mensagem para que todos o público entendam que é possível viver a partir da comunicação, pois estamos vivendo uma nova evangelização.

Hoje é impossível falar com os jovens sem utilizar os meios de comunicação, pelo que se percebe a internet está cada dia mais atrativa do que o que o Padre fala na igreja, então como evangelizar os jovens hoje sem pensar nos meios de comunicação?

É isso que o Papa Francisco vem chamar a atenção na sua carta escrita para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, ele nos diz que o grande desafio estar em harmonizar as diferenças, a partir do diálogo e vencer o preconceito e o medo que temos do outro e que podem ajudar a sentir-nos mais próximo uns dos outros.

O discípulo missionário é alguém que passa por uma profunda experiência de comunicação com Jesus Cristo sobre o cristianismo.

O nosso amadurecimento espiritual estar em dialogar bem com as pessoas e para que o caminho do dialogo aconteça é preciso sermos verdadeiros uns com outros. As pessoas são discípulos se forem escutadas corretamente e todos precisamos escutar mais o nosso irmão, dialogar mais com o nosso irmão, quantos não chegam com depressão ou triste e precisam serem ouvidos, muitas vezes os problemas da vida não são as angustias que carregamos e sim a solidão. Quando saímos de um diálogo sincero, muitas vezes saímos curado.

As famílias precisam dialogarem se elas não dialogam com os filhos, eles irão dialogar na internet e buscar outros caminhos. Vamos usar os meios de comunicação para levar o Evangelho. A Pascom tem este papel: levar o evangelho pelos meios de comunicação de forma clara e em uma linguagem que todos entendam, pois, é dessa comunicação que Jesus vem nos falar no Evangelho a de ir ao encontro do outro onde ele precisar. Quem é da Pascom requer profissionalismo, coração aquecido para levar o evangelho de Jesus para todos.

Vamos usar a comunicação para levar o evangelho diz o Papa Francisco “a internet é um grande dom de Deus, porque aproxima as pessoas”. Que a partir dos meios de comunicação possamos formar novos discípulos e missionários.

O ganhador da rifa foi João Ramos

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito feliz com a noite e também por assisti uma festa tão linda, que Deus continue abençoando a comunidade de Ichu pela celebrações e que Deus abençoe a todos."

Paulo Alisson Silva Costa - Comunidade de Ritirinho

"A festa continua sempre brilhando com muito mais entusiasmo, com muita fé no Cristo vivo e ressuscitado."

Geane - Lagoa do Meio

"Achei a festa maravilhosa, desejo a todos que continuem assim sempre, bem participativa, cheia de animação, uma festa só acontece bem como esta cheia de fé, amor e animação."

Damiana - Comunidade de Nova Esperança

"Gostei bastante, cada ano está mais bonita, desejo que Sagrado Coração de Jesus nos dê vida e saúde para todos os anos estarmos aqui."

Francisca - Comunidade de Campinas

Por: Fernanda Carneiro