segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

MISSA DO 6º DOMINGO DO TEMPO COMUM

“Para ser fiel e seguidor é preciso conhecer os mandamentos e praticá-los na nossa vida”. Com essas palavras, Pe. Rodrigo iniciou a Santa Missa, refletindo sobre a liturgia desse 6º domingo do tempo comum.

A Pascom foi a pastoral responsável pela celebração.
  • 1ª Leitura - Eclo 15,16-21
  • Salmo - Sl 118,1-2.4-5.17
  • 2ª Leitura - 1 Cor 2, 6-10
  • Evangelho - Mt 5,17-37
Em sua homilia, Pe. Rodrigo ressaltou que a Primeira leitura nos ensina que devemos escolher entre a vida e a morte e que aquele que ama verdadeiramente é capaz de fazer escolhas certas e deixar quem ama também fazer suas próprias escolhas, isso é compromisso no amor. A gente só estará alimentando a humanidade de coisas boas quando a vontade não for necessariamente uma obrigação e sim um desejo de ser melhor. A Segunda leitura nos fala do Espírito Santo: “Tudo o que nós fazemos é pela ação do Espírito Santo de Deus. E tudo na Igreja começa e termina pela ação do Espírito Santo, pois Deus é o Pai que nos guia, Jesus é o filho que nos salva e o Espírito Santo é a nossa força”. Já o Evangelho fala da importância e da observância dos 10 mandamentos. Estes devem não só serem conhecidos mais principalmente colocados em práticas na nossa vida e nos chama a atenção em 2 pontos: o primeiro, sobre o matrimônio, na lei de Moisés existia divórcio, mas Jesus falou que quem assim fizer está cometendo adultério. Na Igreja não existe divórcio, mas existe nulidade do matrimônio em alguns casos especiais, quando o casamento se torna ilegítimo, significa que o casamento nunca existiu, cabe a igreja julgá-lo. O segundo ponto nos diz que: “Seja o vosso sim, sim! E o vosso não, não! Que assumamos com compromisso os nossos atos!"

“Não adianta conhecer os mandamentos e não aplicá-los. Não é fácil ser cristão, ser fiel a Deus. Não basta vim pra igreja rezar e sair fazendo tudo errado! Então, peçamos a Deus a graça de permanecermos fiéis a Ele!”

Por: Camila Carneiro e Fernanda Carneiro.
Fotos: Andreissa de Jesus