segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

MISSA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR

A apresentação de Jesus no templo, após 40 dias de seus nascimento, expressa sua total entrega a Deus. Maria e José o ofereceram integralmente, gesto que se repete a cada eucaristia. Com esta festa, celebramos também o serviço generoso dos que veem e anunciam a salvação que o Senhor proporciona a todos.

Há 40 dias celebrávamos com alegria o Natal do Senhor. E hoje chegou o dia em que Jesus foi apresentado ao templo por Maria e Jose. Conformava-se assim à lei do Antigo Testamento, mas na realidade vinha ao encontro do seu povo fiel. Impulsionados pelo Espirito Santo, o velho Simeão e a profetisa Ana foram também ao templo. Iluminados pelo mesmo Espírito, reconheceram o seu Senhor naquela criança e o anunciaram como júbilo. Também nós, reunidos pelo Espírito Santo, vamos nos dirigir à casa de Deus, ao encontro de Cristo. Nós o encontraremos e reconheceremos na fração do pão, enquanto esperamos a sua vinda na glória.

Com velas acesas, Pe. Rodrigo abençoou, e em seguida aspergiu as velas com água benta.

Pe. Rodrigo, iniciando a sua primeira celebração dominical a frente de nossa Paróquia recordou-se do seminário, dos momentos de oração. Falou que essa é a sua primeira experiência como padre e pede o apoio da comunidade em sua missão.

Nos pede que sejamos sempre homens e mulheres em oração, que as demais coisas conseguimos através da oração. Ressalta que se estamos numa multidão, somos apenas mais um, mas se estamos entre poucos, estamos em família.

Em nossas vidas deve haver sempre espaço para o Senhor e oração. Um espaço físico nos ajuda a entrar no espaço espiritual.

Hoje celebramos também a Nossa Senhora das Candeias, também chamada Nossa Senhora da Luz ou Nossa Senhora da Candelária, ou Nossa Senhora da Apresentação ou Nossa Senhora da Purificação, títulos marianos pelos quais a Igreja venera a Santíssima Virgem Maria.

Pe. Rodrigo relembra a história da purificação de Nossa Senhora onde o sangue deve ser sempre para Deus e que com 40 dias a mãe levou o Filho para se purificar, apresentando no Templo. Maria sempre esteve junto a seu Jesus, em todos os momentos de sua história. Ela é a estrela guia, a primogênita, sempre doando-se ao Senhor.

Primeiro sempre deveremos ir a Maria, como o filho que sempre busca a mãe. Recorramos a ela sempre, pois ela será sempre por nós.

Não é a ação do homem que busca Deus e sim Deus que vai ao seu filho, fazendo com que busque por Ele.

O Senhor é Luz em nossas vidas, assim como Ele, precisamos enfrentar nossos desafios. Deus vem ao nosso encontro e através de Nossa Senhora vamos ao encontro Dele.

Confira as fotos da Missa:

Por: Cristian Leide