terça-feira, 24 de setembro de 2013

ESTUDO DO IIº MODULO DO CATECISMO

No dia 22 de setembro de 2013, no Centro São Paulo, foi realizado o IIº Modulo para estudo do Catecismo da Igreja Católica, com o tema: Sacramentos. Contando com a participação dos animadores de comunidade, ministros, catequistas e representantes da CEB’s e PASCOM.

Iniciando a atividade com acolhida e o espaço arrumado com os símbolos sacramentais (crucifixo, Bíblia, fogo (vela acesa), água, pão e vinho, alianças, estola e óleo da unção). Saudação e invocação com mantra e a oração abaixo:

Em nome de Deus do Amor, criador de todas as coisas, Pai de todos os povos e comunidades; Em nome do Filho Jesus Cristo, Sacramento do Pai, sinal visível de Deus invisível, que a todos nós nos faz ser irmãos e em nome do Espírito Santo, a luz das nossas vidas, da vida das nossas comunidades cristãs, a luz do amor que está em todo amor. Amém, Axé, Awerê, Aleluia.

Com sensibilidade no Momento Penitencial fez-se um resgate à nossa vida de fé reconhecendo as nossas limitações, falhas perante a fé que professamos, conforme estudado no módulo anterior e em relação aos Santos Sacramentos que estudamos.

Proferido pelo seminarista Rogério, o Evangelho de Lucas, 16, 1 -13; fez relação dos sacramentos em nossa vida, e a opção por cristo, que afasta a ganância e cria novas relações com o Evangelho de hoje, onde somos convidados a ser criativos e fieis na administração dos bens que Deus nos confia.

Dando continuidade, iniciamos os estudos sobre: Sacramentos; Jesus Cristo é o sacramento do Pai; Igreja – o Sacramento Fundamental. Socializando com o grupo. Logo em seguida dividiu o grupo em sete subgrupos sendo eles: Batismo, Crisma, Eucaristia, Reconciliação, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimonio.

À tarde, aconteceu a plenária para apresentação dos subtemas, socializando os conteúdos estudados e debatendo sobre duvidas que surgiam. Os trabalhos foram muito bem desenvolvidos pelos participantes. Para finalizar houve avaliação do encontro e encaminhamentos para os próximos módulos.

Por: João Ramos e Cristian Leide