terça-feira, 20 de agosto de 2013

V FESTA DAS FAMÍLIAS DA DIOCESE DE SERRINHA

Mais uma vez a Diocese de Serrinha realiza a festa que marca os festejos em comemoração a Semana da Família iniciada no dia 11/08. Este ano o encontro foi realizado no Ginásio de Esporte, no Município de Conceição do Coité.

O encontro foi iniciado com a celebração da Santa Missa celebrada pelo Bispo Ottorino Assolari, alguns padres e fiéis da Diocese de Serrinha.

Seguindo os rituais da Missa, a Liturgia da Palavra teve as escrituras: Primeira Leitura - Ap. 11, 19ª; 12, 1. 3-6ª. 10ab, Salmo – Sl 44, Segunda Leitura - 1Cor 15, 20-27ª, e o próprio Evangelho – Lc 1, 39 – 56.

Em sua homilia o bispo fez uma reflexão sobre as Leituras do dia que trata sobre a Assunção de Maria contextualizando com o tema da festa que é “A Transmissão e Educação da Fé Cristã Na Família.”

Ressaltou sobre os estudos feitos com padres e teólogos que dizem que o Papa Pio XII, no ano de 1950, proclamou o dogma da Assunção de Maria e proclamou que é verdade da Fé cristã. Citou que o Santo Papa institui esse dogma como patrimônio da vida cristã e da espiritualidade e nos diz que devemos aceitar e acreditar. Relembrou que ontem (domingo) também celebramos o dia dos religiosos, onde os consagrados enaltecem e exaltam o Senhor, quando aceitam os votos de castidade, pobreza e obediência.

Segundo ele o valor e a beleza desta festa está no Magnificat, que nos diz: “Deus elevou os humildes”. O mistério que hora foi celebrado mostra a palavra de Maria que foi elevada ao céu em corpo e alma, que nos faz resgatar a todo o momento a dignidade humana.

Fez referência ao Santo Papa Francisco que nos diz que “o homem tem fome de dignidade, não somente de pão”. Assim nos levou a refletir no que vemos hoje onde milhares de pessoas não tem a dignidade que merece. Nas palavras de Dom Ottorino: “existe nesse País muitos problemas como desemprego, problemas na saúde e educação, e vemos que quando o povo se manifesta nas ruas é porque falta a dignidade e quando excluímos Deus de nossas vidas estamos perdendo nossa dignidade.

Referindo-se as famílias ele ainda nos falou: “É importante que os pais pratiquem os dogmas da fé na família”. Os filhos devem olhar os pais e depois ouvi-los, pois devemos recuperar os valores familiares, porque elas não estão transmitindo esses valores aos filhos.

A mulher com dignidade e o homem com dignidade se unem para gerar a vida e formar uma família. Deste modo, Assolari desejou que as famílias guardem no coração a vontade de viver.

Para concluir suas palavras interrogou sobre a inquietação: “Na família de Cristo se respira o ar do paraíso, mas em uma família onde há brigas, traição e onde não há presença de Deus, existe ar de paraíso?” E assim, nos fez pensar em como estamos atuando com nossas famílias, o que devemos fazer para melhorar os nossos lares e a maneira que devemos agir para conquistarmos o ar do paraíso.

Após a Missa todos ficaram na expectativa para o anuncio de onde acontecerá a próxima Festa das Famílias e como torcíamos o encontro ficou confirmado para a nossa cidade em agosto de 2014.

Dando sequência as atividades foi apresentada uma peça teatral organizada pelo grupo Shalom de Serrinha que envolvia a questão das Drogas no ambiente familiar e a importância da família permanecer unida para enfrentar os desafios que a vida oferece.

Em seguida foi proferida uma palestra e houve uma pausa para o almoço.

No retorno das atividades, já no turno vespertino, foi apresentada mais uma peça teatral, de outro grupo pertencente a cidade de Serrinha.

Animando a tarde a Banda Manto Azul, de Conceição do Coité, fez os participantes levantarem das cadeiras para juntos cantar e aclamar ao Senhor.

Prosseguindo teve outra apresentação teatral, desta vez feita pela RCC de Serrinha, levando-nos a refletir sobre a importância das famílias participarem juntas das missas.

Foi realizado também o sorteio das Rifas com os 05 prêmios.

Por volta das 15:00h com muita emoção foi feita a Adoração e Benção do Santíssimo pelo Padre Oldack Filho.

Encerrando o encontro foi entregue por famílias de Conceição do Coité a imagem peregrina da Sagrada Família para a Paróquia de Ichu, onde será realizada a VI Festa Diocesana das Famílias.

Por: Lhayanna Carneiro
Fotos: Heitor Santana