sábado, 24 de agosto de 2013

ANIVERSÁRIO DO TERÇO DOS HOMENS


Na última noite, 24 de agosto, foi celebrada na Igreja Matriz a Missa em comemoração ao aniversário do grupo de oração do Terço dos Homens. Como de costume esta data é comemorada na 4ª sexta-feira do mês de agosto, mês oficial de fundação.


Estavam presentes membros do grupo da sede e de algumas zonas rurais de Ichu (Casa Nova e Queimada do Cedro), bem como o de Juazeirinho (zona rural de Conceição do Coité) e comunidade local.

O Grupo existe em nossa cidade desde 2005 e tem como principal objetivo reunir homens para participar ativamente das atividades da Igreja seja rezando, cantando, lendo a Palavra do Senhor ente outras coisas. Há atualmente cerca de 70 homens já cadastrados que se reúnem toda sexta-feira na igreja. 


Ainda nos ritos finais da celebração foi lido por Geilson Ferreira, fundador do grupo na Paróquia, um texto relatando como foi a criação do Terço dos Homens em nossa cidade. Após a missa houve uma confraternização entre os presentes na frente da igreja. 

Fica o convite para que mais homens participem deste grupo fortalecendo cada vez mais a fé na Virgem Maria e em seu filho Jesus Cristo.

RELATO SOBRE A CRIAÇÃO DO TERÇO DOS HOMENS EM ICHU

Tudo começou quando Lopes meu amigo me perguntou se eu rezava o terço e se na cidade já existia o grupo do Terço dos Homens. Eu respondi que rezava o terço todos os dias e que em Ichu não existia o grupo, mas que pretendia fundá-lo. 

Neste dia, quando cheguei a Ichu, pedi a chave da igreja a Ângela e comecei a rezar. Começamos com um pequeno grupo nas quartas-feiras. Depois mudamos para as sextas-feiras sempre à noite no horário das 19:30 na Igreja Matriz, por ser um horário em que os homens geralmente tem tempo. 

No início foi difícil, comecei a rezar com poucas pessoas, chegando até em algumas vezes a rezar sozinho para que a corrente não quebrasse. No decorrer dos dias, pedi que os participantes convidassem um homem para ingressar no grupo.

Não sei com precisão quando começou, mas sei que foi em meados de 2005 (não tinha criado a estrutura que tem hoje, com uma coordenação definida, com planejamento e fardamento). Aos poucos o grupo dos homens foi ficando cada vez mais consistente, nosso pároco começou a nos incentivar dando-nos tarefas como a criação da coordenação. 

Quando começamos a participar ativamente nas celebrações foi surgindo dentro do grupo a equipe de liturgia (com coordenadora, salmistas, leitores e cantores). A partir disso, padre Jairo sugeriu que registrássemos em Livro da paróquia a data da fundação do grupo, ficando assim o mês de agosto como o mês de aniversário do grupo do Terço e toda 4ª sexta-feira é celebrada a Santa Missa organizada e animada pelo grupo do Terço dos Homens.


Por: Lhayanna Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário