quarta-feira, 3 de abril de 2013

2º DIA DE PEREGRINAÇÃO DA IMAGEM DO BOM JESUS DA LAPA NO MUNICÍPIO DE ICHU


Nessa noite do dia 02 de abril do corrido ano a Peregrinação do Bom Jesus da Lapa passou pela comunidade de Mumbuca que feliz saudou e celebrou a sua visita pela sua capela. Em seguida a comunidade e os demais cristãos seguiram com a imagem até as Fazendas Reunidas onde o Padre Vilmar Correia de Bom Jesus da Lapa deu início a Santa Missa saudando junto com a comunidade local o grande momento, o de receber naquela capela a imagem Do Bom Jesus da Lapa e a Ele invocou os pedidos que entre estes estavam: A paz, o amor, a chuva... 


Logo após as leituras Pe. Vilmar conta a história da Imagem de Bom Jesus da Lapa e explica que essas visitas estão se dando devido ao momento em que vivemos – O Ano da Fé, esclarecendo a diferença entre a fé e os atos religiosos “A Fé é profunda e verdadeira enquanto os atos religiosos podem ser vividos por qualquer indivíduo. E o testemunho da ressurreição de Jesus é uma prova viva de fé.” 

Outro exemplo de fé citado por Pe. Vilmar foi a vivencia profunda de Francisco da Soledade que deixou tudo que tinha para seguir a Deus e foi nessa busca que Ele encontro a Gruta onde colocou a cruz que carregava e assim começaram as romarias há mais de trezentos anos. 

Ainda na homilia Pe. Vilmar contou a seguinte história: 

Era uma vez um sapo que queria muito voar. Ele vivia lá no meio da mata em uma lagoa. Mas sentia muita inveja dos pássaros porque eles podiam voar. Voar era o maior sonho do sapo. Ele convenceu dois amigos urubus, levá-lo a dar uma volta pelos céus. O Urubu disse ao sapo: “Eu e meu amigo levaremos você. Cada um de nós seguraremos com as nossas fortes garras nos lados de uma corda, e você morderá com a sua boca grande e ficará calado, de boca fechada, enquanto voamos pelos céus. Você não poderá abrir a boca porque se o fizer irá cair no chão”. 

Depois de combinado os detalhes, os três começaram a voar até as mais altas nuvens. Em um determinado momento, enquanto os amigos urubus passeavam por cima da floresta com o sapo pendurado na corda se segurando com a boca fechada, toda a bicharada começaram a olhar para o céu e dizer: “O sapo está voando, o sapo está voando!”. Diante de tal afirmação, o sapo acreditou que realmente estava voando e começou a acenar os pés para todos os que estavam lá em baixo, não satisfeito resolveu abrir a sua boca grande e gritar bem alto: “Gente…..eu estou voannnndoooo!” De repente ouviu-se um grande barulho na mata – o sapo tinha caído! 

E com essa história ele quis nos alertar de que “o orgulho nos derruba, precisamos reconhecer as grandezas de Deus em nossas vidas”. Logo após pediu muitas bençãos para o nosso município. 


A comunidade agradeceu ao Padre Vilmar, ao Padre Jairo e a presença de todos. 

Esse grandioso momento foi encerrado com a seguinte leitura: 

ORAÇÃO AO BOM JESUS DA LAPA 

Eis aqui, Senhor Bom Jesus da Lapa,
cheios de fé contemplamos a vossa imagem:
O coração aberto nos fala de vosso amor por nós;
as mãos e os pés cravados na cruz,
nos lembram de vosso sofrimento por nossos pecados;
o resplendor, sinal de vida nova,
nos anuncia vossa vitória sobre o mal
e irradia para nós uma esperança sem fim. 

Aceitai, ó Bom Jesus, as nossas fadigas e privações,
como gesto de nossa homenagem.
Acolhei, as nossas promessas e orações
como sinal de sincera gratidão. 

Livrai-nos, pelo poder de vossa sagrada paixão,
de toda maldade, fraqueza e dureza de coração.
Transformai-nos, pela força de vossa gloriosa ressurreição,
em mensageiros do vosso reino e construtores de paz e união. 

Finalmente, dai-nos acesso ao Reino Eterno,
para com todos os Santos sermos felizes
e cantarmos a vossa glória e a do Pai e do Espírito Santo. 

Amém.

Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)












Por: Zaíra Gonçalves
Fotos: Pedro César

Nenhum comentário:

Postar um comentário