domingo, 31 de março de 2013

VIGÍLIA PASCAL


Reunidos na frente da Igreja, em volta do fogo acesso, deu-se inicio a celebração da Vigília Pascal que é composta de quatro partes: Celebração da luz, liturgia da Palavra, liturgia Batismal e liturgia Eucarística. 

A Vigília iniciou com a celebração da luz, que contem três partes: a benção do fogo, a procissão do círio pascal e a proclamação da Páscoa. 

“Queridos irmãos e irmãs. Por que estão procurando entre os mortos, Ele não está aqui. Ele ressuscitou”. 

Nesta noite santa, em que nosso Senhor Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida os seus filhos dispersos por toda a terra a se reunir em vigília e oração. Se comemorarmos a Páscoa do Senhor ouvindo sua palavra e celebrando seus mistérios, podemos ter a firme esperança de participar do seu triunfo sobre a morte e de sua vida em Deus. 

Temos as luzes e a esperança que não morre. A igreja de Ichu, dentro de sua simplicidade e das possibilidades, também celebra a vigília do povo de Israel. 

“Ó Deus, que pelo vosso Filho trouxestes àqueles que creem o clarão da vossa luz, santificai este novo fogo. Concedei que a festa da Páscoa acenda em nós tal desejo do céu que possamos chegar purificados à festa da luz eterna”. Com essas palavras Pe. Jairo abençoo o fogo. 


Após a benção do fogo, a comunidade acendem suas velas e entram na igreja com as luzes apagadas, acendendo as luzes quando todos entraram, mantendo as velas acesas cantaram a proclamação da Páscoa. 

Durante a vigília, tivemos as leituras / Salmos: 

1ª Leitura: Gênesis 1, 26 – 31 / Salmo 103 (104); 
2ª Leitura: Gênesis 22, 1 – 2. 9 – 13. 15 – 18 / Salmo 15 (16); 
3ª Leitura: Êxodo 14, 15 – 15,1 / Salmo (Ex 15); 
4ª Leitura: Isaías 54, 5-14 / Salmo 29 (30); 
5ª Leitura: Isaías 55, 1 – 11 / Salmo (Is 12); 
6ª Leitura: Baruc 3, 9 -15. 32 – 4, 4 / Salmo 18 (19); 
7ª Leitura: Ezequiel 36, 16 – 28 / Salmo 41 (42). 

O que era velho se torna novo e volta à integridade primitiva por aquele que é principio de todas as coisas. Glorificamos ao Cristo ressuscitado. 

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (Romanos 6, 3 – 11) e o Salmo 117 (118), preparando-nos para o Evangelho segundo Lucas (24, 1 – 12). 


Dando continuidade, iniciamos a liturgia do Batismo, por meio da qual renovamos as promessas do batismo. Foi entoada a ladainha dos Santos, em seguida a benção da água, renovando as promessas do batismo. 

Formando a quarta parte da Vigília Pascal com a liturgia eucarística. Vencendo o poder da morte, Jesus ressuscitou. Alimentando-nos com a eucaristia, renovamos e fortalecemos nosso compromisso com a vida. 

Cristo, nossa Páscoa, foi imolado; celebremos a festa com o pão sem fermento, o pão de retidão e da verdade. Com essas palavras Pe. Jairo conduziu a comunidade para a comunhão.

Confira as fotos da Vigília:
(Clique nas imagens para ampliá-las)
 



















Por: Cristian Leide e João Ramos
Fotos: Úrsula  

Nenhum comentário:

Postar um comentário