sexta-feira, 29 de março de 2013

QUINTA-FEIRA SANTA: A BENÇÃO DOS SANTOS ÓLEOS E A INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA


Na Quinta-feira Santa, destacamos dois grandes acontecimentos: a benção dos santos óleos (do crisma, dos catecúmenos e dos enfermos) e a instituição da Eucaristia com a cerimônia do Lava Pés. Iniciamos também, na noite de quinta, o Tríduo Pascal que tem como centro o grande mistério de nossa redenção: a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. 


A liturgia do dia nos fala do amor em que Jesus se faz nosso alimento, dando-nos seu corpo e sangue. É a manifestação profunda do seu amor por nós, amor que foi até onde podia ir: "Como Ele amasse os seus amou-os até o fim"

As leituras foram as seguintes: I leitura Êxodo 12,1-8.11-14, Salmo 115, II leitura 1 Coríntios 11, 23-26 e o Evangelho segundo João 13, 1-15. 

Na celebração da noite de quinta, o Padre Jairo lembrou-nos que a benção dos santos óleos é o momento em que todos os sacerdotes renovam seu compromisso sacerdotal. Citou também a importância de celebrar e reviver esses dias relembrando uma passagem da I leitura: 

“Este dia será para vós uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar por todas as gerações, como instituição perpétua”. 

Destacou a importância da Eucaristia na vida do cristão e do apoio mutuo entre os jovens e a Igreja. 


Como gesto de simplicidade e humildade o Padre lavou os pés de doze jovens revivendo assim, o momento em que Jesus lavou os pés dos doze apóstolos. 


Ao final da celebração Padre Jairo, juntamente com os ministros da Eucaristia, levou o Santíssimo Sacramento para ser adorado. 


Os homens seguiram na Procissão do Fogaréu e as mulheres ficaram na Igreja em vigília. 

Após a benção final os fiéis permaneceram na Igreja em vigília. 

Confira as fotos da Missa e da Procissão
(Clique nas imagens para ampliá-las)

    

     





    

    

        


         

        

      













Por: Ilka Myrele 
Fotos: Lhayanna Karolyna

Nenhum comentário:

Postar um comentário