sexta-feira, 29 de março de 2013

DEVOÇÃO AO OFÍCIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO NO MONTE DO CANAVIAL


Ainda na madrugada do dia 29 de março (Sexta-Feira Santa), moradores da comunidade de Canavial, juntamente com os seus vizinhos, convidados e turistas, se reúnem todos em uma grande caminhada em direção ao monte do Canavial. 

“Segundo a Sra. Nieta e o Sr. Janjão (moradores dessa comunidade), essa devoção foi instituída a mais de 120 anos por seus antepassados, dentre eles dona Odília Donato Carneiro (uma das maiores professoras daquela época), que era proprietária da fazenda. Durante a Quaresma ela rezava o ofício em sua residência aos sábados, e na Sexta-Feira Santa faziam a caminhada até o monte para juntos proferirem a fé ao Ofício da Paixão. O ofício era cantado pela Sra. Vitória (grande parteira daquela região) e sua filha Sta. Almerinda, que vieram do município de Pé de Serra e residiam numa casa onde hoje se encontra a capela.” 


Ao chegar no topo do monte, aos pés da cruz, os fiéis advindos de diversas partes da cidade se unem numa só fé e devoção, onde cantam e rezam o ofício deixando emanar de seus corações a mais pura fé do Senhor Jesus. 

A cada dia essa devoção vem aumentando e se difundindo pelo município, são pessoas de diversas idades que se juntam numa só fé e num só amor.

Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)














 


Por: Heitor Santana
Fotos: Beatriz Oliveira e Cristiano Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário