terça-feira, 28 de agosto de 2012

MISSA DO 21º DOMINGO COMUM

Nesse domingo dia 26 de agosto a igreja celebra o 21º domingo do tempo comum. Para a reflexão a liturgia nos apresenta as leituras de Josué 24,1-2ª.15-17, 18b, o salmo 33 e a segunda leitura Efésios 5, 21-23.

Neste domingo, comemora-se o dia das vocações leigas e o dia do catequista, que foi comemorado com um café da manhã antes da missa organizado pela Pastoral da Catequese.

“Só vós, Senhor, tendes palavras de vida eterna!”

Quando participamos da Eucaristia estamos nos comprometendo a viver e atuar da realidade que nos cerca. Aceitamos quando Jesus se revela na Palavra e no Pão partilhado. Entretanto, quando Ele nos pede que caminhemos na mística da encarnação e da doação da vida, então nos escandalizamos e queremos voltar atrás. “Mas a quem iremos, Senhor? Só tu tens palavras de vida eterna”.

Iniciando sua homilia o nosso Pe. Jairo pediu uma grande salva de palmas para Nossa Senhora Santana que é Padroeira da nossa Diocese e para todos os catequistas da nossa Paróquia.

Ele nos disse também:

Enquanto a humanidade colocar as coisas do mundo em primeiro lugar a humanidade irá sofrer.

Enquanto Adão e Eva viviam o projeto de Deus estavam todos na maior felicidade.

Comentou sobre a experiência vivida pela paroquia com a visita de D. Ottorino o qual nos apresentou pontos positivos e negativos da Paróquia.

A cada dia a palavra de Deus nos oferece meios para a felicidade.

Somos como plantas, se não nos cuidarmos recebendo o corpo de Cristo, não viveremos para a vida eterna. A planta se não for cuidada ele morrerá.

Os católicos estão diminuindo em quantidade, mas estão ganhando em qualidade. É melhor 5% fiel e atuante em nossa igreja de que 95% descomprometido.

Muitos católicos vão à igreja, mas não participam do banquete, que é o que Deus nos sugere.

Existem pessoas batizadas, que vai à igreja, fazem a primeira eucaristia, se crismam e bate no peito e diz que é católico, mas só vão à igreja quando precisam dos sacramentos. Para Deus isso é ingratidão.

Quanto mais a humanidade se afasta de Deus, mais oportunidade Ele nos dá para que nos aproximemos Dele.

É melhor fugir para os braços do Pai, do que correr para os braços do inimigo.

Um jovem lhe disse que não vai à igreja por que lá ele precisa ficar quieto e calado, que na igreja tudo é muito monótono e perguntou ao Padre como ele conseguia ficar em um lugar assim. Ele respondeu ao jovem que é melhor ficar sozinho e ir para o céu, do que ficar junto e ir para o inferno. (aplausos dos fies).

A verdadeira felicidade ninguém nos tira.

Os casais que estão passando por dificuldade, procurem a felicidade em Deus. Que os milagres acontecem e continuam acontecendo.

Se o esposo ama sua esposa a manterá como companheira e não como escrava e submissa.

Uma família unida revela uma vida eterna.

Durante a celebração houve o batizado da criança Matheus Carneiro Cruz Barbosa que é filho de Quezia Carneiro Cruz e Luciana Oliveira Barbosa. Os padrinhos foram: Luciano Herbert Mota de Oliveira e Nayla Jayane Ramos Carneiro. O s padrinhos de consagração foram: Edilson José Carneiro de almeida e Janeildes de Souza Carneiro.

Houve também a apresentação da criança Catarina Denise a qual foi acolhida pela comunidade católica ichuense com uma grande salva de palma.

Logo após, as crianças da catequese fizeram uma apresentação em homenagem a todos os catequistas, agradecendo assim pela grande missão que eles tem dispensados à nossa Paroquia.

Confira as fotos da Missa:

Confira as fotos do Café da manhã partilhado:
(Clique na imagens para ampliá-las)

Por: Ariana Lays
Fotos: Cristiano Reis