domingo, 12 de agosto de 2012

A CHEGADA DO BISPO DOM OTTORINO EM ICHU


A chegada do Bispo Dom Ottorino, fato marcante em nossa comunidade foi realizado através de uma recepção onde muitos fiéis o receberam cantando o hino: 


Bem-vindo D. Ottorino 

Seja bem-vindo 
Bem-vindo seja 
D. Ottorino 
O pastor da nossa Igreja 

O povo de Ichu 
Seu coração enaltece 
Com a visita de D. Ottorino 
E com alegria o recebe 

Senhora Santana 
Padroeira da nossa Diocese 
Fortalece a caminhada 
Dos que a teu filho serve 

Que o Coração de Jesus 
Nosso excelso Padroeiro 
Abençoe nosso Pastor 
E o povo do mundo inteiro 

Letra: Geovana Márcia 

Logo após o nosso pároco Pe. Jairo deu-lhe as boas-vindas com belas palavras de acolhida, expressando a imensa felicidade que a comunidade Ichuense sente em recebê-lo. Toda a população de fiéis católicos ali presentes junto com o nosso Pároco e o Bispo seguiu em caminhada até a Igreja Matriz, animados com bandeiras em louvor a ilustre presença do Bispo Dom Ottorino em nossa comunidade. 


Hoje é um dia de festa, pois além da visita Pastoral do Bispo, estamos vivendo a abertura Oficial da Semana Nacional da Família, que visa promover o laço espiritual das mesmas. 

Ao chegar à Igreja o Bispo agradeceu a caminhada e disse que aquele momento era símbolo das muitas caminhadas que faremos durante essa semana e afirma que se sente responsável por nossa comunidade durante esse período em especial. Ao afirmar isso Dom Ottorino diz: “Eu vim em nome do Senhor. Para acolher os apelos de Deus a minha visita nesta comunidade coincidiu com a Semana da Família e isso só fortifica ainda mais o nosso vinculo familiar. Somos uma família”

Para que de fato assumamos o compromisso de seguir o Senhor durante essa semana, devemos comungar a Eucaristia de Cristo que é o Coração da nossa fé. E para que isso se dê verdadeiramente devemos pedir perdão a Deus dos nossos pecados. 

A entronização da palavra foi feita com a música: Palavra não foi feita para dividir ninguém, cantada pela Pastoral da Liturgia e encenada pela Pastoral Familiar. 


Em reflexão a esse momento ilustre que vivemos, tivemos o momento litúrgico que nos levou a refletir ainda mais o nosso papel de cristão: 

A I leitura - I Reis 19, 4-8 por Vírginia Carol. 
O Salmo 33(34) cantado por Virlane; 
A II leitura – Efésios 4, 30-52, realizada por Miguel. 
E o santo evangelho João 6, 41-51- por Pe. Jairo. 

A homilia feita por Dom Ottorino foi uma das primeiras reflexões feitas por ele que humildemente se apresenta a nossa comunidade como instrumento do Senhor. 

Ele reflete a primeira leitura relembrando a história do Profeta Elias que salvou a fé em Israel revivendo o momento em que Elias pedi ao Senhor para tirar a sua vida, pois não aguentava mais sofrer, mas enquanto no momento de fraqueza Elias dormia, ele recebeu a visita de um anjo que veio lhe dá forças para seguir e é nesse momento em que o Bispo instiga a comunidade com seus questionamentos: Quem em sua caminhada Cristã não já desanimou? Mas o que fazer diante do desanimo que às vezes nos visita? 

E Ele responde orientado pelo dom da palavra que o senhor lhe proferiu. Se alimentar de fé e prosseguir. Se nós nos alimentarmos da Eucaristia Sagrada teremos forças para prosseguir, se dela nos distanciarmos, nos perderemos. 

Ainda em sua fala Dom Ottorino relata a importância do 3º Mandamento deixado por Deus “Guardar os Domingos do Senhor”, que segundo Ele infelizmente apenas 5% dos cristãos tem feito isso. E as famílias não vêm transmitindo esses valores para seus filhos, esquecendo-se que precisamos alimentar o nosso espírito de Cristo. 

Outro fato relevante abordado pelo Bispo foi à importância do Sacramento do Matrimônio. Atualmente este não vem tendo o valor devido pelos jovens. 

Finalizando suas palavras Dom Ottorino faz um apelo aos cristãos para que não deixemos o Espírito Santo fora de nossas vidas, e utiliza-se das palavras da carta de São Paulo para nos alertar de que existem muitos sentimentos que só nos afastam do Senhor. Então que proclamemos o nosso não a tudo que nos afasta de uma vida cristã e proclamemos o nosso sim a uma vida de caridade, fé e amor, nos envolvendo nas atividades da comunidade em prol do bem comum. 

No final da missa o nosso Pároco, Pe. Jairo enfatizou mais uma vez o quão é importante esse momento em que estamos vivendo – com a presença do Bispo em nossa comunidade, relatou sobre a Semana Nacional da Família e fez um convite a toda comunidade a seguir as atividades da visita Pastoral durante esta semana e paralelo a isto, as atividades da Semana da Família que acontecerão nos Bairros. 

Após a celebração da Santa Missa houve um almoço na Casa Paroquial com a presença do Apostolado da Oração, o Padre, o Bispo e mais algumas pessoas da comunidade. 


VISITA AS COMUNIDADES: VARJOTA, CAMPINAS E NOVA ESPERANÇA (MISSA)

Dando continuidade ao primeiro dia de Visita Pastoral, Dom Ottorino esteve presente nas comunidades de Varjota, Campinas e Nova Esperança, onde o mesmo fez um breve levantamento dos serviços que estão funcionando em cada uma das comunidades visitadas, tais como: quantidade de habitantes e famílias residentes; ano de fundação da comunidade e da capela; fonte de renda; quais as pastorais e movimentos estavam atuantes em cada uma delas; dando ênfase aos sacramentos da igreja como, crisma, eucaristia e matrimônio. 


Encerrando o dia de visitas, com a celebração da Missa na comunidade de Nova Esperança, a qual contou com a participação das comunidades antes visitadas. 

Como mensagem para reflexão, Dom Ottorino nos diz: “Sejam profetas na vida. Ser profeta significa ter valores, especialmente aqueles que salvam. Quem se afasta de Deus esta mais próximo do caminho do mal. Sejam imitadores de Deus!” . E como mensagem aos pais, “Pais eduquem seus filhos no amor e na fé, e também para a vida. Falem de Jesus e não tenham vergonha de professar sua fé. Guardem o domingo, pois, é o dia do Senhor”.

Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)







































Confira as fotos da visita às comunidades:
(Clique nas imagens para ampliá-las)

























Cobertura sede: Zaíra Gonçalves 
Fotos: Pedro Cesar e Heitor Santana

Cobertura comunidades: João Ramos 
Fotos: Cristian Leide

Nenhum comentário:

Postar um comentário