segunda-feira, 19 de março de 2012

HOJE É DIA SÃO JOSÉ!


São José, esposo da Bem-aventurada Virgem Maria e Pai Adotivo de Jesus e de todos nós. 

Casou-se com Maria aos 30 anos de idade e, por seu caráter, foi escolhido a dedo por Deus para guardar a virgindade de nossa mãezinha Maria. Diz-se também que morreu aos 60 anos de idade, antes do início da vida pública de seu Filho Jesus Cristo. 


Era carpinteiro, trabalhador, tanto que em Nazaré, perguntaram em relação a Jesus, "Não é este o filho do carpinteiro?" (Mateus 13,55). 

São José foi um homem de fé, obediente a tudo o que Deus pedisse a ele sem preocupar-se com os resultados. Quando o anjo apareceu a José em um sonho e contou-lhe a verdade sobre a criança que Maria estava carregando, José imediatamente e sem questionar preocupar-se com Maria e tomou-a como esposa. Quando o anjo reapareceu para dizer-lhe que sua família estava em perigo, ele imediatamente deixou tudo o que possuía todos os seus parentes e amigos, e escapou para um país estranho, desconhecido, com sua jovem esposa e o bebê. Ele aguardou no Egito sem questionar até que o anjo disse a ele que já era seguro retornar (Mateus 2,13-23). 

Para Jesus, São José era mais que um pai, era amigo e companheiro. José amava Jesus, sempre preocupado com a segurança desta criança confiada a ele. Quando Jesus ficou no Templo, José, junto com Maria procurou por ele com grande ansiedade por três dias (Lucas 2,48). Sabemos também que José tratava a Jesus como seu próprio filho tanto que as pessoas de Nazaré constantemente repetiam com relação a Jesus, "Não é este o filho de José?" (Lucas 4,22) 

Em 1870 foi declarado Patrono Universal da Igreja, pelo Bem-aventurado Papa Pio IX. É também considerando o santo protetor dos pais, dos carpinteiros, e da justiça social. 

Celebramos dois dias festivos para São José: 19 de março para José o Marido de Maria e 1 de maio para José o Trabalhador. 



Neste dia dedicado a São José , clamemos com fé e oração, sua benção e proteção. 

Oração a São José 

Lembrai-vos, São José, puríssimo esposo da Virgem Maria, que jamais se ouviu dizer, que alguém tivesse invocado a vossa proteção e implorado o vosso socorro e não fosse por vós consolado. 

Com esta confiança venho à vossa presença e a vós, fervorosamente, me recomendo. Oh! Não desprezeis as minhas súplicas, pai adotivo do Redentor, mas dignai-vos de as acolher piedosamente. 

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário