segunda-feira, 30 de julho de 2018

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 56 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ICHU


Todo dia na missa rezamos o Pai-Nosso: “Venha a nós o vosso Reino”. E todo dia o Pai responde a nosso pedido, e planta o seu Reino em nossos corações, semeando dentro de nós sua “paz, justiça e alegria no Espírito Santo” (Rm 14,17). Peçamos a graça de sentir a vinda do Reino com poder por meio da celebração eucarística – e a graça de aproveitar este poder em nosso dia. 


Em ação de graças ao aniversário do nosso município, a entrada de coroinhas, ministros e do padre foi acompanhada pelo prefeito, presidente da câmara de vereadores, e vice prefeito cada um levando, respectivamente, as bandeiras de Ichu, da Bahia e do Brasil, vindo em seguida alguns vereadores que se faziam presente. 

Primeira Leitura: Jr 13,1-11 – Este povo será como este cinto que não serve mais para nada 

Salmo Responsorial: Dt 32,18-19.20.21 (R. 18a) 

Evangelho: Mt 13,31-35 – O grão de mostarda torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos. 

Na Homilia, padre Gildvan falou um pouco sobre a liturgia diária e sobre a política no nosso município. Em seguida ele leu o poema “Sobre Política e Jardinagem” de Rubem Alves, o qual relatava dois lados da política: o por vocação e o por profissão. Segue um trecho do poema: 

“Vocação é diferente de profissão. Na vocação a pessoa encontra a felicidade na própria ação. Na profissão o prazer se encontra não na ação. O prazer está no ganho que dela se deriva. O homem movido pela vocação é um amante. Faz amor com a amada pela alegria de fazer amor. O profissional não ama a mulher. Ele ama o dinheiro que recebe dela. É um gigolô. Todas as vocações podem ser transformadas em profissões O jardineiro por vocação ama o jardim de todos. O jardineiro por profissão usa o jardim de todos para construir seu jardim privado, ainda que, para que isso aconteça, ao seu redor aumente o deserto e o sofrimento. [...] Assim é a política. São muitos os políticos profissionais. Posso, então, enunciar minha segunda tese: de todas as profissões, a profissão política é a mais vil. O que explica o desencanto total do povo, em relação à política. 


Ao término da missa, entidades políticas de nosso município foram convidados a irem para a frente do altar para cantar os parabéns pelos 56 anos de emancipação política e administrativa de Ichu.

Confira as Fotos:

(Clique nas imagens para ampliá-las)












Texto e Fotos: Lylian Gabriele

Nenhum comentário:

Postar um comentário