quinta-feira, 17 de agosto de 2017

MISSA DO 18° DOMINGO DO TEMPO COMUM - TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR

“Não é o discípulo que deve apontar o caminho do mestre, mas sim seguir o caminho d’Ele, assim também nós. A nossa missão aqui é seguir os passos de Jesus para onde Ele nos leve e nosso Senhor deseja nos levar para a glória.

Os três apóstolos representam a comunidade terrestre e peregrina, a igreja que está caminhando, que tem uma meta para chegar até a glória, no entanto, realizando a vontade de Deus aqui na terra. A nossa missão não é ficar olhando para o céu, o coração sim deve estar voltado para Deus, porque nos voltando para Deus, nos voltamos para o outro.

Encontramos também dois personagens: Moisés que representa a lei e Elias os profetas maiores e menores, que por cumprirem a vontade de Deus também atingiram a plenitude da glória. A montanha sempre foi o lugar predileto do Senhor, e ela simboliza o local de comunicação d’Ele.

Estamos lá diante dos dois: a lei e a profecia, Jesus se encontra no meio e então aparece a nuvem, uma epifania, outra manifestação de Deus. Da nuvem saia uma voz que dizia: “Este é meu filho amado, é quem eu pus meu bem querer, escutai-o. Ele tem palavra de vida; verdade e em Jesus nós encontramos a soma, a totalidade.

Nós somos convidados não somente a contemplar a face luminosa de Cristo, mas também a escutar sua voz para que junto com Ele, sejamos transfigurados, transformados em pessoas novas, que amam e perdoam mais, transformando assim o mundo. ”

Por: Andreissa Oliveira
Fotos: Heitor Sant’Ana