segunda-feira, 28 de agosto de 2017

CELEBRAÇÃO DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

Neste dia nós estamos em festa, a Assunção de Nossa Senhora ao céu, dia solene da Assunção de Nossa Senhora. A mãe do Filho de Deus e Mãe da Igreja que está no céu em corpo e alma. Celebramos a vocação religiosa, ela que é a vocação de todas as pessoas que na Igreja consagraram sua vida, por meio dos votos de pobreza, obediência e castidade. Em comunhão com nossos religiosos e religiosas, celebramos esse dia com imensa alegria e gratidão. O dia de São Tarcísio, ele que é o padroeiro dos coroinhas, acólitos e cerimoniários. Isso pelo fato de ele ter sido acólito (coroinha), aquela pessoa que ajuda o sacerdote nas missas e prestava seus serviços na Igreja de Roma.

Encerramos também hoje, a Semana da Família que foi desenvolvida pela Pastoral da Família e proporcionou momentos de celebrações por bairros e comunidades e o aniversário do terço dos Homens em nossa Paróquia, aqui representados pelos terços das comunidades locais e vizinhas como Queimada do Cedro, Campinas, Nova Esperança, Varjota, Bela Vista.

Celebrar a festa da Assunção é diferente da festa de ascensão. Ascenção é a de Cristo, Assunção diz respeito a Nossa Senhora. Ela é um dogma da igreja. Dogma significa verdade de fé, aquilo que nossos Papas definiram como verdade de fé. Precisamos acolher com o coração o dogma, por mais difícil que seja a nossa mente compreender, sejamos fieis e saboreemos com o coração cada dogma.

Existem quatro dogmas que estão unidos um ao outro, que são: dogma da mãe de Deus, dogma da maternidade, dogma da imaculada conceição e o dogma da assunção. Apesar do dogma da assunção ser novo, a festa é muito antiga, a qual antes era conhecida como dormício de Maria, onde ela não morreu e sim adormeceu, sendo transportada para o céu de corpo e alma, sendo que lá só Jesus subiu de corpo e alma e logo após ela. Maria foi assunta ao céu, porque o seu ventre Santo e seu corpo não poderiam conhecer o pecado da carne, Deus a quis preservá-la pura em corpo e alma.

Conforme a Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (15, 20-27ª). Nos confirma que vamos para o céu, quando nos diz que Cristo ressuscitou dos mortos e depois Dele, nós também vamos ressuscitar. Mas para isso, precisamos seguir fielmente aos ensinamentos de Deus, trilhando o caminho que Nossa Senhora trilhou. É preciso que trilhemos o caminho de Jesus, perdoando, amando e servindo sem limites.

Assim como Maria podemos afugentar o mal de nossas vidas através das orações. A oração do terço, afasta o mal de nossas vidas e nos coloca perto do Pai a cada oração. Padre Gildivan encerra sua homilia, pedindo a comunidade que façam orações em suas casas, ensinem seus filhos a orarem, a rezar o terço, família que ora unida, permanece unida. Na oportunidade, parabenizou a Pastoral da Família pelo trabalho desenvolvido na comunidade paroquial com a semana da Família, que teve encerramento nesta celebração e que no dia seguinte estarão em orações a nível diocesano.

Ao final da celebração, aconteceu os avisos e entre eles a chegada da imagem de Nossa Senhora que chegará em nossa Paróquia no dia 27 de agosto as 17:00h na Capela de São Pedro e cantou os parabéns aos terços dos homens e aos coroinhas.

(Clique nas fotos para ampliá-las)

Por: Cristian Leide e João Ramos