sábado, 24 de junho de 2017

COMEMORAÇÃO DE CORPUS CHRISTI EM ICHU

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

A celebração do Corpus Christi nesta quinta-feira (15) teve procissões, missas e os famosos tapetes coloridos, feitos de serragem, flores, pó de café, tampinhas e outros materiais encontrados em nosso meio.

Com origem no século 13, a festa católica ocorre cerca de 60 dias depois da Páscoa e celebra a Eucaristia, um dos sacramentos da igreja católica que representa a transmutação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Jesus.

A data é sempre comemorada numa quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando a Igreja diz ter tido início a instituição deste sacramento na última ceia de Jesus.

É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia.

E como de costume, a comunidade ichuenses foi as ruas na manhã deste quinta-feira (15.06) para realizar confeccionar os tapetes, onde apresentaram sua fé através de imagens e dedicação para a construção do mesmo. A tarde aconteceu a celebração da Missa.

Por: Cristian Leide e João Ramos