segunda-feira, 27 de março de 2017

REALIZADA A REUNIÃO ORDINÁRIA DO CPP


No dia 25 de março de 2017, as 14:00 horas no salão paroquial foi realizada a reunião ordinária do CPP com o objetivo de discutir e planejar a programação da Semana Santa. A reunião foi iniciada com a oração feita por Antônio Gomes, em seguida o padre Gildvan solicitou que alguém secretariasse a reunião e Lylian, se colocou a disposição. Depois pediu que cada um falasse a sua representação, estando presentes as pastorais: da comunicação, da educação, da pessoa idosa, da família, do dízimo, da criança, da catequese, do batismo, da liturgia, do terço dos homens, do terço das crianças, a RCC e os animadores de núcleo. 

Para iniciar a discussão da pauta, o padre leu um texto sobre o tempo da Quaresma e do Tríduo Pascal retirado do Manual de Liturgia nas páginas 32 à 36. Leu também a programação da Semana Santa do ano de 2016. Com base nessa programação, foi feita a deste ano, ficando assim definida: 

DOMINGO DE RAMOS: às 8:00 horas, em frente a creche, tendo como responsáveis as pastorais da família e da pessoa idosa. Haverá procissão com jovens da UPAC e renovação jovem caracterizados de discípulos e Jesus. Nesse dia haverá também missa em Nova Esperança às 17:00 horas. 

SEGUNDA-FEIRA: missa com os enfermos as 17:00 horas, sendo responsáveis as pastorais da criança e da catequese. 

TERÇA-FEIRA: missa dos Santos Óleos em Euclides da Cunha às 19:00 horas. 

QUARTA-FEIRA: procissão do encontro às 19:00 horas, homens saindo da casa de Neca e Mita, no conjunto Oscar Cedraz e as mulheres da casa de Nasci e Geraldo, na rua Antônia Cedraz. Chegando à igreja haverá missa e os responsáveis são as pastoral da comunicação e educação. 

QUINTA-FEIRA: missa da ceia do Senhor com Lava-pés às 19:30, sendo responsáveis a RCC e Casais Jovens. Os discípulos serão representados pelos membros da Associação de Catadores e demais Trabalhadores em Materiais Recicláveis do Território do Sisal – ACTAMARES. Após a missa haverá o Translado para o Salão Legionário, onde acontecerão as vigílias e desse mesmo local sairá a procissão do fogaréu com os homens. A escala das vigílias será feita pela secretária paroquial com base na do ano passado. 

SEXTA-FEIRA: Ofício da Paixão às 05:00 horas no Salão Legionário e nesse mesmo horário haverá Via Sacra saindo da igreja em direção ao Monte do Canavial, sendo responsáveis os bairros. À 15:00 horas na igreja haverá Celebração da Paixão e Morte do Senhor, sendo responsáveis o Apostolado da Oração e Legião de Maria. Às 20:00 horas haverá a procissão do Senhor Morto, Beija-pés , Ofício da Paixão e COLETA para os Lugares Santos (haverá também essa coleta na Celebração da tarde). 

SÁBADO: às 20:00 horas terá a Benção do Fogo no antigo Centro de Abastecimento (próximo a casa de Ademir e Tiinha), com procissão até a igreja onde acontecerá a Vigília Pascal, sendo responsáveis o Terço dos Homens e a Liturgia. Após a Vigília haverá procissão do Cristo Ressuscitado. 

DOMINGO DE PÁSCOA: missa da ressurreição às 09:00 horas, sendo responsável a Liturgia. 

Concluindo a programação da Semana Santa, o padre Gil tratou de outros assuntos como as VINTE E QUATRO HORAS COM O SENHOR, que deveria acontecer este fim de semana, ficando para nossa paróquia realizar no próximo dia trinta e um, começando às 19:30 com a Via Sacra e encerrando no dia primeiro com a Santa Missa. A escala dessa Vigília também será feita pela secretária paroquial. Retomou alguns pontos da Assembleia Paroquial, como a Pastoral de Conjunto e a necessidade de formar a Pastoral da Liturgia com uma pessoa de cada pastoral. O padre pediu também que os avisos a serem dados nas missas, sejam entregues na secretaria paroquial durante a semana. O padre falou que pretende realizar missas nos núcleos durante a Oitava da Páscoa. José Carlos (nego) lembrou do compromisso das pastorais em vender as sobras de camisas e bolsas da festa do padroeiro. Para a próxima reunião ficou a pauta de como celebrar o Ano Mariano em nossa paroquia e também o Mês de Maria. Não havendo nada mais a tratar, a reunião foi encerrada com a oração da Salve Rainha. 

Por: Lylian Gabriele

Nenhum comentário:

Postar um comentário