quinta-feira, 9 de março de 2017

MISSA DO PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA

Nós somos convidados a vencer as tentações junto com Jesus, e essa Igreja hoje se torna o deserto onde vamos meditar e vencer as tentações.

Celebrando este primeiro domingo do tempo quaresmal, o tempo da quaresma é um convite especial para todos nós, a voltarmos o coração para Deus. Que nos pede para que nos voltemos para Ele, não de qualquer forma, mas voltemos na nossa totalidade, com todo coração. E voltando para Deus, nós somos convidados e fazer cumprir a Sua Santa vontade em nossa vida. Nesse primeiro domingo do tempo quaresmal, nos apresenta a imagem de duas pessoas, a imagem de Adão e de Jesus, a imagem de Adão nos representa a desobediência à palavra do Criador, e em Cristo nós vemos o contrário, vemos aquele que é fiel aos ensinamentos do Pai, aquele que é obediente.

Na segunda leitura - Carta aos Romanos - nos fala que desobediência de um homem entrou o pecado e a morte, pela desobediência de Adão entrou o pecado e a morte e pela obediência de um outro homem – Jesus, entregou-nos a graça, a vida e a salvação que vem de Deus. Então nós temos dois personagens e precisamos saber qual deles vamos seguir. Somos criados por Deus a sua imagem e semelhança, mas Adão e Eva, através da desobediência se afastaram de Deus, permitiram que o mal agisse em suas vidas. E aqui podemos dizer um mal tão presente na vida dos homens é a destruição da obra de Deus. Ele nos pediu que cuidássemos de suas obras, de suas criações, e no entanto não é isso que acontece, não soubemos fazer isso. Estamos tendo um olhar de ambição, consumismo e destruição, por isso que a Igreja no Brasil continua insistindo no tema do meio ambiente tão importante para todos nós, pois cuidar do meio ambiente significa cuidar de nossa própria casa, da nossa própria vida. Para que a vida de Deus continue ainda se propagando no meio de nós.

E com o tema Fraternidade e Biomas Brasileiro defesa da vida é um convite a todos nós para que defendamos a vida que é um dom de Deus.

Padre Gil faz leitura de um fragmento do texto de Papa Francisco no seu documento Laudato Si, traduzindo ao português: Louvado Seja Meu Senhor. Dominar a terra significa cuidar dele e não destruir como se fossemos donos. O Planeta é nossa casa comum, e junto com Jesus vamos cuidar dela.

No Evangelho nos fala das tentações de Jesus, a prova de que o diabo existe foi que ele tentou Jesus, mas a imagem do diabo não é como imaginamos, mas ele age nas coisas prazerosas da vida, como o mau uso do dinheiro, das redes, as palavras mal ditas. O significado de diabo é aquele que separa, então tudo o que causa separação são tentações do diabo, e se tivermos cuidado, estaremos nos afastando de Deus. Jesus foi tentado três vezes: na fortuna, no ter e no poder, mas Jesus não foi vencido pelas tentações porque Ele foi fiel aos ensinamentos de Deus, estava profundamente enraizado nas Palavras de Deus. Para vencermos as coisas erradas da vida, precisamos ser fieis na palavra de Deus e estarmos enraizados nela. E na vida de oração, precisamos estar em intimidade com o Pai. Não nos deixemos ser iludidos pelas tentações e tentemos ser imagem e exemplos de Cristo em nossas vida.

Confiras as fotos:

Texto: Cristian e João