segunda-feira, 27 de março de 2017

MISSA DO 4º DOMINGO DA QUARESMA

Alegra-te, Jerusalém! Reuni-vos, vós todos que a amais; vós que estais tristes, exultai de alegria! Saciai-vos com a abundância de suas consolações.

A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, em que a Igreja nos prepara para a grande festa da Páscoa. É tempo também para que cada um possa se arrepender dos seus pecados, buscar refletir sobre a vida cristã para ser melhor e poder viver mais próximos de Cristo.

A liturgia do quarto domingo da quaresma traz as seguintes leituras: 1ª leitura 1Sm 16, 1b.6-7. 10-13ª.,Salmo Sl 22 1-3a. 3b-4.5.6., 2ª leitura Ef 5, 8-14 e o Evangelho Jo 8,12.

Padre Gil em sua homilia refletiu sobre as mensagens trazidas nas leituras do dia. A quaresma é o caminho que nos conduz das trevas à luz. A liturgia de hoje continua a catequese batismal da quaresma ao trazer o tema da luz: Jesus é a luz da nossa vida.

Pe Gil ressaltou a importância de nós vivermos na luz. É preciso que nós permaneçamos na luz para não vivermos nas trevas. O Batismo nos consagra com a unção e nos torna filhos de Deus. O Batismo é iluminação, assim quem recebe o Batismo é iluminado, é filho da luz.

A consagração de Davi mostrado na primeira leitura nos lembra do nosso Batismo. Davi foi escolhido por Deus para ser rei de Israel para conduzir seu povo das trevas à luz. Nós somos consagrados por Deus para sermos presença da Sua luz neste mundo em que há trevas e pecado.

Na homilia Pe Gil citou algumas trevas tão presentes na nossa sociedade. A indiferença é uma das trevas que tem ferido muito a vida do ser humano, pois prevalece a indiferença em não perceber no outro a imagem de Deus. A corrupção é um exemplo de trevas tão presente no Brasil e nós, como discípulos missionário do Senhor, consagrados no Batismo, somos convidados a apresentar um tempo diferente em meio a essa corrupção. Nós não devemos nos envolver nela, mas lutar por uma sociedade diferente e possível.

O individualismo é também outro sinal de trevas. O que deve prevalecer é a coletividade, a comunidade. Nós como ungidos e consagrados no Batismo, a exemplo de Davi, somos convidados a transformar a sociedade num mundo diferente. A mentira é outro sinal de treva que vai contra a verdade. Nós como homens e mulheres de Deus não podemos deixar de lado esse valor tão fundamental que é a Verdade.

O padre continuou refletindo: como podemos ser luz nesse mundo cheio de trevas? O primeiro passo é deixar com que a luz de Cristo encontre a nossa cegueira, que Sua luz possa nos contagiar e chegar no coração de cada um. O segundo passo é deixar que o Cristo cure a nossa cegueira. Para isso é preciso que nós possamos descobrir as nossas cegueiras, quais delas são as mais fortes, mais presentes em nossa vida para assim pedir ajuda a Cristo para curá-las. O terceiro passo é continuar amadurecendo a nossa fé se deixando ser guiados pela luz de Cristo.

No final da celebração o Seminarista José Raimundo leu a nota da CNBB contra a PEC 287/16 - Reforma da Previdência. Pe. Gil aproveitou para convocar a comunidade católica e toda população ichuense para lutar contra a PEC 287/16, pois as mudanças propostas pelo governo afetam a toda população. Informou sobre a mobilização popular que acontecerá no dia 31 de março convidando a comunidade para participar dessa luta que deve ser de todos.

(Clique nas imagens para amplia-las)

Por: Ilka Myrele Perazzo
Fotos: Lhayanna Karolyna