terça-feira, 14 de março de 2017

MISSA DO 2º DOMINGO DA QUARESMA

Em meio às tentações e dificuldades da vida, sempre podemos contar com a presença carinhosa e fortalecedora de Jesus. Reconhecendo o risco de os discípulos desanimarem diante da Paixão que se aproximava, Jesus convidou três deles e os levou ao Monte Tabor, onde se transfigurou, fortalecendo-os na fé.

A Campanha da Fraternidade nos recorda que a existência de tantos biomas no Brasil e em outras partes do mundo é um sinal do amor de Deus.

Contemplando a natureza, em sua diversidade e comunhão, compreendemos que nunca estamos sozinhos, ainda que diante das dificuldades.

Trechos da Homilia

A liturgia de hoje nos pede que fixemos nossos olhos em Jesus e Abraão e nos apresenta a caminhada de Abraão e Jesus.

Nós somos peregrinos e caminheiros.

A meta de Abraão era chegar a terra prometida, a de Jesus chegar ao céu e a do cristão deve ser a cruz pra chegar ao céu como Jesus.

Nós somos vocacionados por Deus e ele exigi de nós uma resposta de amor que nos leva ao crescimento comunitário.

Nós somos descendentes de Abraão. Ele saiu de sua terra e nós também somos peregrinos e precisamos sair do nosso comodismo.

O amor fez com que Abraão saísse da terra e fosse para a caminhada. Saia do pecado e das coisas que não nos faz crescer.

Jesus vai ao monte Tabor e se transfigura (muda de aparência). Ele também vai experimentar a transfiguração da ressurreição.

Jesus sobe a montanha para escutar a voz de Deus.

A voz de Deus nos diz: Este é o meu filho, escutai o que ele diz.

A vida do Cristão não é só glória. A promessa de Deus é cruz, sofrimento e ressurreição.

A montanha não é um lugar de se permanecer, precisamos descer e somos convidados a testemunhar a transfiguração de Jesus.

Saiamos e vamos colocar a Campanha da Fraternidade em prática, chamando a consciência para defendermos a vida, amar e respeitar a vida.

Lembremos de nossos entes queridos, assim como da nossa amiga e irmã Doraci Rainha, assim como os outros ressuscitarão na glória de Deus pai.

Ao final da celebração a família enlutada fez uma homenagem a Doraci Rainha.

Por: Cristiano Reis
Fotos: Neto Mendonça