quinta-feira, 2 de março de 2017

MISSA DE QUARTA DE CINZAS


"Eis o tempo de conversão; Eis o dia da salvação!
Ao pai voltemos, juntos andemos. Eis o tempo de conversão!"

Se iniciou mais um período quaresmal, tempo de conversão na nossa liturgia cristã que antecede a maior celebração do cristianismo: a Páscoa. São 40 dias para se preparar e voltar ao Senhor. 

A missa na matriz foi celebrada pelo nosso pároco, Pe. Gil, às 19:30, onde o principal sinal visível da celebração foi a imposição das cinzas, dando inicio a um novo tempo litúrgico. 
Na homilia, Pe. Gil nos disse de onde deriva a palavra "QUARESMA", nos lembrando dos 40 anos que o povo de Israel peregrinou no deserto a busca da libertação da terra prometida, e os 40 dias em que Jesus foi tentado em seu momento de oração, passando 40 noites em jejum. Aproveitou pra nos expressar que "Quando jesus nos pede que rasgamos o coração e não as vestes, está nos pedindo posturas diferentes de transformação e não ficar preso a rituais. Jesus no evangelho de hoje, ensina aos seus discípulos os 3 ações e atitudes para o crescimento espiritual: JEJUM, a ORAÇÃO e a ESMOLA".

Ele nos fala para sermos caridosos, e dar o que comer ao nosso irmão, e praticar o "jejum da língua, dos vícios", e nos alerta que a oração é a arma para combater nossos inimigos. Nos pediu ainda: "Faça algum proposito nessa quaresma que lhe permita crescer na graça, na misericórdia, no perdão e na santidade".


Houve a benção das cinzas, e a apresentação do tema da campanha da fraternidade pelos jovens da UPAC.

Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)
 


 














Por: Taciana Carneiro
Fotos: Cristian Leide

Nenhum comentário:

Postar um comentário