sábado, 25 de fevereiro de 2017

PADRE GILDVAN FAZ REUNIÃO PASTORAL PARA CONHECER A REALIDADE DA PARÓQUIA

No último sábado, dia 18, no Salão Paroquial houve uma importante reunião convocada pelo novo Administrador da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Ichu Bahia.

Padre Gil, como é conhecido por todos, solicitou essa reunião para conhecer de perto a realidade da paróquia através dos leigos engajados nas pastorais, movimentos e comunidades.

Estavam presentes as pastorais da Família, Liturgia, Criança, Educação, Casais Jovens; o Apostolado da Oração, a RCC, Terço das Crianças, Catequese; as comunidades de Boa União, Nova Esperança, Mumbuca, Barra, Varjota, Fazendas Reunidas, Capoeira do Rio, Alto, Campinas, Liruri, São Pedro, Umbuzeiro e Calumbi.

A reunião foi iniciada com uma dinâmica de apresentação conduzida por Geovana e a oração por Edicarlos. O padre falou da sua alegria em estar conosco e leu 3 pontos importantes do Documento do Sínodo sobre a Paróquia, constantes nas páginas 59-63.

Em seguida fez 3 perguntas aos participantes: COMO ESTÁ A PARÓQUIA? O QUE ESPERAM DO PADRE? QUE RUMOS VAMOS TOMAR EM 2017? E depois falou sobre O QUE O PADRE ESPERA DE VOCÊS.

Respondendo a 1ª pergunta foi dito: uma paróquia VIVA!, carente de formação, de organização, de retomada dos conselhos em sua função primordial, sedenta de unidade na diversidade...

Na 2ª pergunta: que trabalhe em conjunto, que seja acolhedor, participativo na vida da comunidade não apenas no plano espiritual, que promova formação, que visite as famílias das comunidades, que dê condições aos leigos no trabalho pastoral...

Na 3ª pergunta: Semana Santa, Ano Mariano com visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora aparecida, Forró da Paróquia, Assembleia Paroquial dentre outros. Sobre a Assembleia, ficou marcada para o dia 11/03, das 8h às 16h e foi composta uma equipe de planejamento: Padre Gil, Geovana, Nego, Dagmar, Rosimery, Ely.

Sobre o que ele espera disse: paciência, compreensão no NÃO e no SIM que precisar dizer, união para fazer a Nova Evangelização, ter um olhar preferencial, e não especial, por áreas mais carentes.

Na oportunidade o padre apresentou Edicarlos como animador da Sede, sendo responsável por substituí-lo nas celebrações e o Seminarista José Raimundo que cuidará da catequese e fará parte da Coordenação junto com ele, Maria das Graças, Anaildes e Enilda.

Para encerrar falou que será necessário retirar uma das missas da Matriz, sendo escolhida pela maioria a de segunda-feira, e comunicou que cada comunidade terá 1 missa mensal. Falou do Bingo da Forania e seu objetivo (construção de um ginásio de esportes da diocese). Sobre o calendário de missas nas comunidades ficou para ser elaborado dia 27, que terá ensaio dos cantos da CF 2017, logo após a missa.

Por fim, o padre agradeceu a todos e a reunião foi encerrada com a oração do Pai-Nosso.

Por: Cristian Leide