domingo, 22 de maio de 2016

MISSA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Celebrar a festa da Santíssima Trindade é celebrar dentro de nós o mistério da nossa fé. Na certeza que Deus está em nosso meio, somos obrigados a fortalecer a nossa fé.

Queridos amigos paroquianos de Ichu, estamos celebrando hoje a festa da Santíssima Trindade. Não é uma data comum, tudo nasce e parte da Santíssima Trindade. A teologia nos ensina que a unidade da Trindade, soa meio complexa. São duas palavras meio no contraditório. Como pode ser Uno e Trino ao mesmo tempo. Deus Pai, Filho e Espírito Santo. São três pessoas, mais um único Deus. O Deus que cria, que salva, que se faz presente no Espírito Santo. A Santíssima Trindade tem uma função muito importante. Vem acabar com toda discórdia, vem para trazer ordem e reunificar a Igreja. A força que nós precisamos para superar os medos não vem de nós mesmos, vem da Santíssima Trindade, vem de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. O que torna a Trindade estas três pessoas distintas num único Senhor, é o amor. O amor criativo, o amor salvador e o amor missionário que nos impulsiona a vida.

A primeira leitura de hoje, nos coloca a sabedoria falando ao homem. Quem é esta sabedoria que sempre existia e era o encanto do Pai, é o próprio Jesus. Ele é a sabedoria de Deus. Não podemos resolver nada em nossa vida sem conhecer a Jesus. Em Jesus, Deus apresenta o seu projeto, e no Espírito Santo é que temos a clareza necessária para a nossa vida. A nossa ideologia tem que ser o projeto de Deus, porque a trindade une as coisas atuais e futuras. Na igreja existem diversos carismas onde os serviços permitem espaço a todos.

Na segunda leitura São Paulo vai nos dizer que nós fomos justificados pela fé. E que pela mediação de Jesus temos acesso à graça. No nosso batismo, Deus nos concede a graça, e a beleza. Se no batismo somos mergulhados em Deus, no batismo Deus nos concede a sua graça. Nós em Jesus já estamos no céu. Deus é amor. É a Trindade que nos abraça nos consola e nos acalenta a cada dia, ela é a depositária da esperança. Porque os nossos atos podem não permitir o abraço da Trindade. Deus é amor. È o amor que torna a Trindade um único Deus, um único Senhor O amor não sobrevive apenas em teorias, vive do concreto. Foi isso que Jesus fez, dando exemplos de amor quando tocou as nossas feridas, quando perdoou nossos pecados, quando conosco sorriu e chorou. Não nos esqueçamos da palavra de São Paulo. “É na nossa fraqueza que Deus manifesta seu poder para que sejamos fortes”.

Como ultima palavra, para a família de dona Valdelice. Não é fácil ver a pessoa amada partir. Mais o que nos conforta é saber que ela não partiu para um lugar qualquer, voltou para Deus. Porque se eu sei que este Deus é amor, e consolador. Se eu sei que este Deus nos conforta, esta tristeza irá dar lugar para a esperança. Tornem como gesto concreto na vida de vocês, o amor que muitas vezes é apenas teoria. A Trindade nos ajuda a superar as tribulações e angustias nos momentos difíceis em nossa vida. Que fique como lembrança dela o sorriso e a alegria.

Peçamos a graça da Santíssima Trindade. Nós só conseguiremos dar alguma coisa, se primeiramente vir de Deus. Que a festa da Santíssima Trindade, prepare o nosso coração para o novo. Porque se este novo vem de Deus é bom, é para edificar a nossa vida, concretizemos o amor, porque só amando teremos força. Amem com intensidade, porque se amamos seremos consolados diante das dores, das dificuldades e das atribulações que por vezes são colocadas em nossa vida.

Por: Cristian Leide e João Ramos