terça-feira, 1 de março de 2016

PARA INTENSIFICAR A EVANGELIZAÇÃO, DIOCESE DE SERRINHA APERFEIÇOA CATEQUESE

Para a Igreja avançar na Nova Evangelização é preciso aperfeiçoar a catequese, reorganizando o processo formativo e valorizando o catequista. Essa foi a constatação que Sínodo Diocesano chegou e que a Diocese de Serrinha já começou a praticar. Para isso, o Conselho de Pastoral, juntamente com o Bispo, interrompeu a formação em todas as paróquias e nomeou 2016 como o Ano da Catequese. Durante este período, ocorrerá intensas formações e vivência com os missionários catequistas.

Quais desafios o Sínodo encontrou? a) evasão dos catequizandos na passagem da Primeira Eucaristia para a Crisma; b) a ausência dos catequizandos na vida da comunidade e, consequentemente, nas celebrações dominicais; c) a falta de unidade entre as paróquias no tocante às idades para recepção dos sacramentos; d) a concepção de catequese como um simples curso, onde os sacramentos servem tais quais uma formatura; e) a fragmentação das etapas impedindo uma concepção abrangente e integral da catequese.

Então, para enfrentar estes desafios, os seguintes objetivos serão buscados: 1) Colocar em prática as normativas do Sínodo Diocesano no que se refere à catequese; 2) Priorizar a formação dos catequistas para qualificar seu ministério nas comunidades; 3) Estruturar a catequese tendo em vista sua identidade orgânica e permanente na educação da fé; 4) Reforçar a catequese com adultos; 5) Preparar os subsídios para a nova organização da catequese.

A primeira formação ocorreu no domingo, 21, no Centro de Espiritualidade Santa Tereza, em Serrinha, e reuniu 80 pessoas de todas as paróquias, incluindo catequistas coordenadores, padres e irmãs religiosas. Este é um momento especial que visa ampliar e qualificar a evangelização, porém para que essa missão, é preciso o comprometimento de todos e todas, confiando-se na graça de providência divina.

Fonte: Diocese de Serrinha