segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Segunda noite em Festejos ao Sagrado Coração de Jesus

Com o tema: “A juventude e o despertar para o cuidado da Casa Comum”.
Pastorais responsáveis : PASCOM E UPAC
As comunidades de Santo Antônio (Barra), Senhor do Bonfim (Mumbuca), Queimada do Meio, São Domingo (Buqueirão) e o Bairro II, se fizeram presente, como também a comunidade convidada da Paróquia de Riachão do Jacuípe, Mucambo.
Palestrante e celebrante Padre Gildvan de Oliveira  (Gil)

Trecho da Palestra da noite
A Festa do Padroeiro é um tempo forte para despertamos nosso compromisso diante de Deus, do mundo e dos irmãos, porque somos homens de relação, primeiro com quem nos criou, depois com o mundo e com os irmãos, imagem e semelhança de Deus, é também um momento de despertar as virtudes teologais: a fé, a esperanças e a caridade.

O tema da festa do Padroeiro deste ano vem despertar em nós o cuidado e o respeito com a terra, ele é inspirado em dois documentos da igreja, na carta “Laudato Si” e na Campanha da Fraternidade deste ano. Esse tema, está muito presente em nossa vida, porque cuidando da vida do planeta, estamos salvando a nossa própria vida e é preciso assumir esse compromisso, como algo de valor.

Deus quando fez o homem sua imagem e semelhança ele entrega todo o planeta para crescer e multiplicar. Os jovens tem que assumir essa responsabilidade também, porque eles são o presente da igreja e da sociedade e são visto como horizonte para um futuro melhor.

Cuidar do planeta é mais que um ato, é uma atitude que brota do coração, que respeita e tem compaixão por aquilo que foi criado por Deus, todos devem se esforçar para cuidar do planeta e os jovens com sua força, sua juventude, seu entusiasmo devem se empenhar mais para construir um mundo melhor, cuidando da terra, esse patrimônio que Deus nos deu. O planeta não é algo distante de todos e sim próximo de nós e necessitamos dele para viver, pois sem os elementos vitais que ela nos oferece não sobreviríamos.

Algumas coisas tem ameaçado a vida humana e do planeta que são: a falta de respeito com o criador, a desvalorização da vida, sobre tudo a vida humana como grande Dom de Deus, a poluição e a cultura do descartável, o ser humano está sendo tratado como descartável, por isso, não sejamos homens e mulheres do consumismo, isso não contribui para o bom desenvolvimento do planeta, sejamos construtores de um mundo melhor, a mudança que o mundo precisa depende de cada um de nós, e isso começa quando mudamos de atitude.

Jovens sejam éticos e protagonistas do novo tempo. Tempo de mudança e testemunho, de fé e amor, de esperança e caridade, respeito e cuidado, com o ser humano e com o planeta. A igreja olha com bons olhos os jovens, porque são a esperança de um mundo novo, o presente e o futuro da história do planeta.

Peçamos ao Sagrado Coração de Jesus, para que nos dê um coração puro que busca transmitir e viver sobre tudo os valores cristão e humano dentro e fora da igreja e para que encontremos a força para continuar dando testemunho do cristo vivo e ressuscitado em nosso meio, trabalhando por um mundo mais justo e mais fraterno em pro do planeta.

Depoimentos:
“A festa do Padroeiro é um momento de renovar a fé e o amor de Deus. Na noite de hoje, a misericórdia de Deus se fez presente no coração de todos os fiéis. Deus seja louvado”.
 Patrícia, Comunidade de Barra.

“Para mim é uma festa maravilhosa que o Sagrado Coração de Jesus, nos abençoe hoje e sempre para fazer melhor cada vez mais”
Mariane, Comunidade de Mumbuca.

“Estamos participando pela primeira vez. Estão de parabéns! É uma festa muito bonita, que o nosso Senhor abençoe sempre!”
 Bernadete Carneiro de Oliveira, Comunidade de Mucambo- Riachão do Jacuípe.

O ganhador da Rifa nesta segunda noite foi Pedro Marcio.

Texto: Fernanda Carneiro
Fotos: Mariana