segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Missa Festiva

Meus irmãos, minhas irmãs. O evangelho que acabamos de ouvir serve como introdução a nossa reflexão. O que aconteceu com os apóstolos é tão significativo, que vale para todos nós. Qual era a grande atividade de Jesus? Evangelizar, pregar. Passava de cidade em cidade, de povoado em povoado anunciando a boa nova. A grande atividade de Jesus foi trazer para os homens a salvação.

Ouvimos na palavra de hoje um fato destes. Jesus está pregando a uma multidão ao seu redor. Então Ele sobe na barca de Simão Pedro à beira do lago, talvez seja mais fácil para eles entenderem. Assim como Jesus, o papa Joao Paulo II, convida todos os católicos a avançar para águas mais profundas visando uma nova evangelização.

A Diocese de Serrinha através do Sínodo diocesano está lançando as redes para águas mais profundas. Agora temos que ouvir o chamado do papa Francisco. Devemos realizar em nossa igreja uma nova evangelização, temos que ouvir a palavra do Senhor. É o que o nosso sínodo quis, com a realização de sete assembleias e aproximadamente trezentos artigos aprovados. Temos que ter a coragem de tentar algo novo e não ficar pisando no mesmo chão. E como gesto concreto, tivemos a aprovação do ano catequético. Vamos aprofundar a formação para os catequistas. Para que os pais, e a família façam parte da catequese dos filhos. E que o Sagrado Coração de Jesus nos ajude.

O tema do padroeiro deste ano foi fundamentado na encíclica “Laudato si” do Papa Francisco -Cuidar da casa comum. Convido vocês a aprofundar e cuidar da casa comum, do seu interior. Cuidar de si mesmo e da vida espiritual, para ver se estamos caminhando conforme o desejo de Jesus, porque a transformação parte dentro do coração do homem. Quem vive esta tradição, e nos lares onde estiverem expostas as imagens do Sagrado Coração de Jesus, Ele dará toda condição para viver um bom estado de vida e terás a graça e a paz necessária na família.

Por: João Ramos
Fotos: Lylian Gabriele