domingo, 13 de setembro de 2015

MISSA DO XXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM

Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124).

A liturgia deste domingo teve Primeira Leitura (Is 35,4-7a),Responsório (Sl 145), Segunda Leitura (Tg 2,1-5), Evangelho (Mc 7,31-37).

Na homilia, Pe. Rodrigo ressaltou que o Evangelho de São Marcos coloca a imagem de um Deus criador, um Deus que pode criar e recriar continuamente, toma conta da sua obra e não abandona o ser humano disperso pelo mundo. Tudo foi criado pela palavra de Deus e o Espírito Santo é a força de Deus: um só Deus em três pessoas que age e se manifesta de forma distintas na história e em diferentes tempos.

O amor de Deus se revela diversas vezes na nossa vida, porque somos a mais perfeita criação Dele. Por isso é preciso aceitar que Ele entre na nossa vida, mas, para isso é preciso necessitar da sua presença em nós, e para aceitá-lo é preciso que Ele nos transforme. Deixe Deus tocar no íntimo da nossa vida.

Quando Jesus veio ao mundo ele fez os surdos ouvirem, os cegos enxergarem, porém a mais importante ação de Jesus não é fazer milagre, o maior milagre que Deus quer que nós façamos em nossa vida é que enxergamos a Ele. E isso é muito mais difícil do que fazer um cego enxergar. Muitas vezes não é a graça que nos faz mudar de vida e sim uma conversão pessoal.

Quando o profeta Ezequiel diz que devemos sair das sepulturas ele quer dizer que nós iremos deixar a nossa sepultura de pecado. Deus quer que vivamos e isso não quer dizer que nós não morramos, mas sim, que vivamos melhor a vida espiritual.

É muito fácil apontar os defeitos dos outros. E o que estamos fazendo para mudar a nossa vida? É preciso nos converter, pois Deus está dentro de cada um, quando muitas vezes fazemos como o homem do evangelho que procurou Deus nas horas da dificuldade e quando o problema é resolvido esquece de Deus achamos que não precisamos mais Dele. O que é um grande engano, porque quem nos sustenta, quem nos mantém com saúde e prosperidade é Deus, por isso, não podemos nos esquecer Dele. Peçamos então sempre para que Ele toque em nossos ouvidos e nossa língua para poder saber seguir o caminho verdadeiro.

No final da celebração representantes dos bairros foram enviados para as atividades do mês da Bíblia, e houve batizados de algumas crianças.

Por: Fernanda Carneiro
Fotos: Camila Carneiro